NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.12 - 13h11

Crianças dos Círculos Populares treinam com comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal

[caption id="attachment_18293" align="alignleft" width="334" caption="Atividade foi realizada na manhã desta sexta-feira (11), no ginásio do Geraldão. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Aprendi alongamento, toque de bola, raciocínio rápido e peguei mais experiência. É um sonho para mim que quero ser jogador”, afirmou o estudante Emerson dos Santos, de 13 anos, após ter participado de treino com a comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal. A atividade foi realizada na manhã desta sexta-feira (11), no ginásio do Geraldão, onde Falcão e companhia farão neste sábado, às 10h, um amistoso internacional contra a Costa Rica.

Cerca de 50 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, foram escolhidas para o treinamento com parte da comissão técnica brasileira, composta por assistentes técnicos, preparadores físicos e médicos. Os garotos foram selecionados nas escolas municipais dos arredores do ginásio e do programa Círculos Populares de esporte e Lazer, da Prefeitura do Recife. “Achamos muito oportuno fazer essa integração entre as crianças e a seleção brasileira. Ações como esta incentivam a prática esportiva e afirmam a dimensão social do esporte. Além disso, o futsal é uma das modalidades mais praticadas no Recife e a prefeitura tem se esforçado muito para democratizar essa prática nas escolas municipais e equipamentos públicos”, ressaltou a secretária de Políticas Especiais para a Juventude, Renata Lucena.

O treino contou ainda com a presença do ala da seleção brasileira, o recifense Alexandre Rodrigues Canha, mais conhecido como Pixote, que, na ocasião, relembrou de quando iniciou sua carreira. “Como muitos garotos aqui, eu comecei sonhando com a profissionalização. É preciso sonhar, sempre, mas também entender a importância do treino, da disciplina e ter força de vontade”, afirmou o jogador.