Moradores dos Coelhos e adjacências serão beneficiados com ações comemorativas do Dia da Enfermagem
Celebrado internacionalmente em 12 de maio, o Dia da Enfermagem será lembrado com uma grande ação conjunta da Secretaria de Saúde do Recife e a Legião da Boa Vontade (LBV). As atividades ocorrerão entre 14 e 16 de maio, no Centro Comunitário de Assistência Social da entidade (Rua dos Coelhos, 19, Coelhos), sempre das 9h ao meio-dia. O evento ainda terá a participação da Escola de Enfermagem Irmã Dulce (EID).
O evento espera ao mesmo tempo homenagear o profissional da enfermagem e promover uma melhor qualidade de vida às famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, imunização contra a gripe e orientação sobre higiene bucal.
As equipes que atuam na unidade de Saúde da Família Coelhos II coordenarão a iniciativa. Participarão enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde, além de terapeutas ocupacionais ligados ao Nasf – Núcleo de Apoio ao Saúde da Família.
Na terça-feira (15), haverá vacinação e palestras sobre quedas, com foco nos idosos. Também serão apresentadas informações sobre saúde bucal. Na quarta-feira (16), a saúde da mulher será tema de debates. O público masculino também será beneficiado com uma conversa sobre câncer de próstata. Nos dois dias ocorrerá aferição de pressão arterial.
Saiba mais – O 12 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Enfermagem em homenagem ao nascimento da enfermeira britânica nascida na Itália Florence Nightingale. Pioneira no tratamento a feridos de guerra, ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Entre os seus méritos reconhecidos está a criação, em 1860, da Escola de Enfermagem, instalada no Hospital St. Thomas’ Hospital, em Londres. Florence morreu com 90 anos, em 13 de agosto de 1910, na Inglaterra.
No Brasil, o Dia da Enfermagem foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1938, por meio do decreto-lei Nº 2956. Em território nacional, a pioneira nesse campo foi a baiana Anna Justina Ferreira Néri. Nascida em 1814, ela atuou na Guerra do Paraguai. Pelos seus feitos, recebeu do Governo Imperial as medalhas Geral de Campanha e Humanitária de primeira classe. Em sua homenagem, em 1923, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão recebeu o seu nome. Em 02 de dezembro de 2009, por intermédio da Lei Nº 12.105, Anna Justina Nery entrou para o livro dos Herois da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília (DF).