Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.05.15 - 10h03

Alunos têm dia repleto de música, teatro e contação de histórias no Parque da Macaxeira

img_alt

Estudantes apresentaram trabalhos do Projeto Ondas da Leitura durante o evento Cantando e Encantando no Parque. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Mais de 400 alunos participaram, nesta sexta-feira (08), do evento Cantando e Encantando no Parque, realizado no Parque de Macaxeira pela Secretaria de Educação do Recife em parceria com o Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH). Turmas do 1º ao 5º ano tiveram uma tarde repleta de músicas, apresentações teatrais e cotações de histórias. A programação faz parte das atividades do Projeto Nas Ondas da Leitura e também aconteceu neste sábado (09), com foco nas famílias dos alunos e demais moradores do bairro da Macaxeira.

Após apresentação musical do Grupo Vivaz, estudantes do 1º ano da Escola Municipal Josefina Marinho, localizada no Alto José do Pinho, fizeram uma apresentação musical em Libras baseada num livro trabalhado em sala de aula. A escolha da Língua Brasileira de Sinais se deu porque a obra Somos iguais mesmo sendo diferentes!, do autor Marcos Ribeiro, promove o respeito às diferenças por meio do diálogo.

Já os alunos da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, localizada na Macaxeira, apresentaram a história autoral A borboleta e o palhaço. "Ver crianças aprendendo a ler, interpretar e escrever é uma realização indescritível para qualquer educador", conta a professora Isabelle Santos, que dá aula aos estudantes do Se liga! - programa de correção de fluxo criado para oportunizar uma nova forma de aprendizado aos alunos que não foram alfabetizadas na idade correta.

Depois foi a vez dos estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira, da Imbiribeira, fazerem uma apresentação musical baseada no livro ABC da Ecologia, do autor Cineas Santos, que tenta conscientizar os pequenos leitores sobre a importância do cuidados com os animais que correm risco de extinção. De acordo com o professor Romoaldo Tavares, apresentações como essa têm o poder de despertar o protagonismo dos estudantes. "A coisa mais preciosa que vemos no Projeto Ondas da Leitura é a elevação da autoestima dos alunos, que se veem como protagonistas ao criarem seus próprios textos, a partir das leituras que fazem todo mês", disse o docente.

As turmas do 1º e 3º ano da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, da Linha do Tiro, também abordaram a defesa dos animais a partir do que leram nos livro O passeio de Mimi e Músicos Heróis. "É extremamente importante uma tarde como essa porque proporciona aos estudantes um momento lúdico, fugindo da rotina de sala de aula", avalia a professora Ana Maria.

Estudante do 3º ano da Escola Professor Ricardo Gama, Melquezedeque Almeida, 8 anos, gostou mais do livro Uma festa no céu. "A história fala de um sapo que quer ir para uma festa no céu, mas a gente sabe que sapo não voa. Só que o sapo do livro foi teimoso e pegou uma carona com um urubu. Essa história me inspira porque a determinação do sapo me ensinou que nunca devemos desistir dos nossos sonhos", disse o garoto. Ele e os outros alunos também assistiram à apresentação teatral da atriz e escritora Nana Lacerda, que incorporou os personagens do seu livro O palhaço vazio e a bailarina solitária.

PROJETO – O Projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife, atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de estimulá-los a trilhar os caminhos da autoria. O projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com o IMPEH, que oferece suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos. As atividades fortalecem as estratégias de alfabetização adotadas pelo Proler.

Ao longo do ano letivo, os estudantes recebem livros infantis que são trabalhados em sala de aula de forma multidisciplinar, através de diversas atividades educativas de estímulo ao desenvolvimento cognitivo e acadêmico. "O papel do projeto Nas Ondas da Leitura é estimular a escrita, leitura e interpretação de texto através das historias lúdicas dos livros que são distribuídos nas escolas", explica Sandra Batista, Chefe da Divisão de Anos Iniciais e professora na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, localizada no Derby.

Em fevereiro deste ano, alunos de 35 escolas lançaram três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes, a partir dos trabalhos do Ondas da Leitura. As obras Um passado bem presente e A Escada até a Lua foram escritas por alunos das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra, respectivamente. Já o livro Histórias e Lendas do Recife contém 60 pequenos contos escritos por estudantes de cerca de 30 unidades de ensino. A obra é uma coletânea de narrativas da tradição oral local passadas através de gerações.