Via Mangue: João da Costa lança Pedra Fundamental
Com a colocação do primeiro bloco de alvenaria, tem-se o início da edificação da maior obra viária urbana realizada na Cidade nas últimas décadas
Por Kellen Lima
A manhã deste sábado (11) foi marcada por um momento histórico para a Cidade, quando o prefeito do Recife, João da Costa, lançou a pedra fundamental do complexo Via Mangue. A solenidade, que contou com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, bem como de outras autoridades, aconteceu na Praça Abelardo Rijo, Cabanga. Com a colocação do primeiro bloco de alvenaria, tem-se o início efetivo da edificação da maior obra viária urbana realizada na Cidade nas últimas décadas, em um projeto da PCR, em parceria com o Governo Federal.
Segundo o administrador municipal, a via – que será viabilizada pelo PAC da Copa - é uma conquista que beneficiará os recifenses, bem como a população da região metropolitana. “Hoje transformamos em realidade um sonho e um compromisso político. É a maior obra viária dos últimos 50 anos, que vai garantir a mobilidade urbana, o respeito ao meio ambiente, e a dignidade de mais de 1.000 famílias, as quais passam a ter qualidade de vida”, afirmou o gestor. Ao agradecer publicamente o apoio dado pelos Governos Estadual e Federal, Costa enfatizou que o sistema é parte importante para o desenvolvimento de Pernambuco. “Ele viabilizará o dinamismo econômico em uma das áreas mais comerciais do Recife, vindo a se tornar a obra estruturadora que melhor descreve o crescimento da Cidade”.
Já o ministro das Cidades, o recifense Mário Negromonte, mostrou-se satisfeito com o projeto. “Estou feliz em voltar à minha terra natal e ter a real noção da dimensão dessa obra e do quanto ela atinge diretamente as pessoas. Ela é magnânima, sinto-me honrado por estar aqui”, disse. Por sua vez, o governador Eduardo Campos destacou a relevância da parceria entre as instâncias governamentais e vislumbrou um futuro melhor para a capital pernambucana. “Estas intervenções urbanas são discutidas consensualmente. As prioridades do Recife são as prioridades do Governo do Estado. A Via Mangue nasce com o conceito de cuidar bem da natureza e respeitar a cidadania e, assim, vemos no povo do Recife a capacidade de crescer com ela”.
Posteridade - Juntamente com Campos, Negromonte e o senador Humberto Costa, o prefeito do Recife seguiu a tradição e lançou à Pedra Fundamental uma cápsula do tempo, contendo moeda corrente, documentos relacionados ao projeto, fotografias e jornais do dia. Em seguida a placa que indica o início oficial das obras foi descerrada e os gestores acionaram a máquina bate-estaca. “Com estes gestos simbólicos a Via Mangue passa a ser uma realidade, um plano que sai do papel e será entregue à população do Recife já em 2013”, finalizou João da Costa.
Protótipo - Uma maquete representando todo o projeto estava disposta no local e foi apreciada de perto pelos presentes, como a dona de casa Jeane Ferreira, 36 anos, moradora da Comunidade Jardim Beira Rio (Pina). “Vai ficar muito bom para mim e para todos da minha área, porque sair das palafitas é um sonho antigo e a Via Mangue vai fazer isso. A vida da gente vai melhorar”, disse.
A maquete ficará exposta à visitação popular a partir da próxima segunda-feira (13), no mezanino do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo.
Clique aqui e veja quem esteve presente ao Ato de Lançamento da Pedra Fundamental da Via Mangue.
Clique aqui e saiba mais sobre as obras da Via Mangue.