NOTÍCIAS

Cultura | 11.06.11 - 12h00

Praça do Arsenal viveu bela noite cantoria com Geraldo Azevedo, Xangai e Maciel Melo

O São João do Recife 2011 realizou uma grande noite de cantoria no polo Arsenal da Marinha, na sexta-feira (10). Com os cantadores Xangai, Geraldo Azevedo e Maciel Melo no mesmo palco, o Recife viveu uma bela releitura do projeto Cantoria, iniciado na década de 80 e que rendeu três discos de muito sucesso. Um público de cerca de 7 mil pessoas compareceu ao polo do Bairro do Recife para prestigiar a apresentação, que durou mais de duas horas.

A viola reinou numa noite de improvisos, comandada por gente de talento e história na música brasileira. Geraldo Azevedo e Xangai, da formação original do projeto Cantoria, se juntaram a Maciel Melo, mostrando um entrosamento perfeito. Os artistas se revezam na cantoria. Em alguns momentos cantavam juntos, em outros cantavam sozinhos, acompanhados pela viola dos parceiros.

Na noite Cantoria, a gente não combina nada, a gente se encontra aqui e fica pensando na música que vai cantar”, afirmou Xangai, explicando que tudo que a plateia via era resultado do improviso. O repertório misturou músicas gravadas nos discos do projeto Cantoria com composições de carreira dos artistas.

Durante a apresentação, o baiano Xangai fez questão de agradecer a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura pelo convite para o show e destacou “Pernambuco é o estado que mais tem coragem e responsabilidade com as tradições populares”.

O show foi acompanhado secretario de Cultura, Renato L, pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, e pelo coordenador do São João do Recife, Luiz Cleodon Valença, que estavam muito felizes ao ver a empolgação do público, que cantava em coro muitas músicas. “Ino no Cangaço”, “Retinas”, “Estampas de Eucalol”, “Talismã”, “Matança”,  “Bicho de Sete Cabeças” e “Caboclo Sonhador” foram algumas das composições interpretadas.
O produtor cultural Ricardo Larbac era um dos que assistia com atenção cada música, acompanhado pela filha Samara, de 10 anos de idade. “Eu sou muito fã, por isso eu vim ver este show. Acompanho o Cantoria há muitos anos”, afirmou.

A noite junina do Arsenal da Marinha ainda contou com shows de Marcone Melo (irmão de Maciel), Renivaldo Pinheiro e do grupo Vates e Viola. No Sítio da Trindade, a banda Forró Keto, César Amaral, Silverinha do Forró e Andrezza Formiga foram os responsáveis pela primeira noite no polo de Casa Amarela. No Pátio de São Pedro, o arrasta-pé começou com o Trio Souza e foi esquentando com Israel Filho e João Silva. A noite terminou com show do jovem sanfoneiro Cezzinha. Confira a programação completa do São João do Recife em www.saojoaodorecife.com.br.