Jardim Botânico do Recife recebe certificação do Ministério do Meio Ambiente
Recife é a segunda cidade do Nordeste a adquirir o registro
Um dia histórico para os 30 funcionários do Jardim Botânico do Recife (JBR). Na manhã desta segunda-feira (11), espaço recebeu o certificado de registro do Sistema Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente, na categoria “C”. O ato aconteceu no próprio JBR, situado no Curado.
O Brasil tem 47 jardins botânicos e apenas 17 têm a certificação. No Nordeste apenas duas cidades – Recife e Salvador - possuem o registro. Apenas os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo têm a categoria “A”.
"A certificação ressalta nosso compromisso com ambiente. Ficamos felizes com esta conquista. O Jardim Botânico é um grande produtor de mudas para 8 bairros da capital pernambucana", disse Maurício Guerra, diretor de políticas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente.
Para adquirir o reconhecimento, os Jardins Botânicos precisam atender a três eixos básicos, estabelecidos pelo Ministério de Meio Ambiente. São eles: manter conservação de plantas nativas e de extinção; desenvolver atividades com foco na educação ambiental e realizar pesquisas e projetos voltados para conservação da biodiversidade.
De acordo com Dácio Matheus, presidente da Comissão Nacional de Registro de Jardins Botânicos, a avaliação é feita através de visitas e pesquisas. “Parabenizo o Recife por essa conquista, pois poucos estados brasileiros possuem um Jardim Botânico. Através de analises de vários especialistas, reconhecemos o trabalho do JBR na contribuição da conservação do bioma e de atividades ambientais”, afirma o presidente.
A capital pernambucana foi a primeira cidade das Américas a ter uma coleção de plantas vivas, ainda no período holandês. O jardim ficava no entorno da atual sede do Palácio do Governo de Pernambuco, no centro da cidade. “O nosso foco é manter essa tradição, pois queremos prosseguir com nosso pioneirismo. Receber um certificado aumenta nossa responsabilidade. É muito gratificante”, conclui e gerente do JBR, Augusto Pereira.
A cerimônia contou com a participação de Júlio Sobel, representante da Gerdau; Major Hélder, do Exército Brasileiro; Maurício Guerra, diretor de políticas Ambientais da Semam; Augusto Pereira, gerente do JBR; Júlio Melo, representante da Brigada Ambiental; Fábio Adônis, analista ambiental da Icmbio e Valmi Ferreira, representante da Associação de Moradores da Vila Real.