NOTÍCIAS

Cultura | 11.06.12 - 09h51

Jardim Botânico do Recife recebe certificado do Ministério do Meio Ambiente

O Jardim Botânico do Recife tem muito que comemorar nesta segunda-feira (11). Às 10h o espaço recebe o certificado de registro do Sistema Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente, na categoria “C”. A cerimônia, que acontece no próprio Jardim Botânico – BR 232, km 7,5, s/n, no Curado –, contará com a participação do secretário Municipal de Meio Ambiente em exercício, Marcílio Cumaru, do presidente da Comissão Nacional de Registro de Jardins Botânicos professor do Ministério do Meio Ambiente, Dácio Roberto Matheus, entre outras autoridades.

O certificado, segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcílio Cumaru, representa uma nova etapa na forma do espaço interagir com a população e a comunidade científica. “Este era um objetivo do nosso Jardim Botânico, que carregava este termo extra-oficialmente. Agora fomos avaliados dentro de várias categorias e princípios e recebemos a certificação, o que vai valorizar muito o espaço. Esperamos com isso potencializar a capacidade do Jardim Botânico de servir como fonte de pesquisa científica, local educativo para jovens e ponto turístico da cidade”, ressaltou o gestor.
 
Recife foi à primeira cidade das Américas a ter jardim Botânico, no período holandês. O jardim ficava no entorno do Palácio de Friburg, atual sede do Palácio do Governo de Pernambuco, no centro. O Brasil tem 47 jardins botânicos, seis deles ficam no Nordeste, onde apenas o de Salvador e agora o do Recife conseguiram a certificação do SNRJB. Em todo o País, apenas 17 jardins botânicos tem registro definitivo do Ministério do Meio Ambiente, quatro tem o provisório. Apenas dois na categoria “A”, os do Rio de Janeiro e de São Paulo, e quatro na categoria "B”.