Prefeitura promove ação educativa e ambiental no bairro da Mustardinha
A Prefeitura do Recife promove nesta segunda-feira (11), a partir das 19h, no bairro da Mustardinha, a caminhada educativa-ambiental “Simbora meu povo mudar pra valer”, dentro da programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente, que prossegue até o dia 17. A atividade é uma ação integrada entre a Autarquia de Saneamento do Recife – SANEAR, secretariais municipais de Saúde, Educação Esporte e Lazer - Geraldão, Emlurb e Compesa e tem como objetivo mobilizar a comunidade para mudança de hábitos, controle social e práticas sustentáveis de educação sanitária e ambiental.
Na ocasião, cerca de 30 técnicos e profissionais ligados aos órgãos envolvidos farão visitas, porta a porta, distribuindo panfletos e material informativo sobre a forma correta de uso dos equipamentos sanitários, descarte de óleo de cozinha, controle de pragas e doenças, como a dengue, e acondicionamento de lixo e entulhos. O arrastão, que vai durar cerca de duas horas, será animado pela forrovioca, uma frevioca adaptada para o período junino. A concentração da caminhada será defronte ao Escritório de Saneamento da Sanear, localizado na Rua Eudoro Pires, nº 50 (próximo do canal do ABC, ao lado da Estação Elevatória da Compesa). O percurso também vai envolver as ruas Lages, Marmoré, Maracatu, Moreira Reis e Jacome Araújo.
A comunidade da Mustardinha, no sodoeste da cidade (RPA-5) passou por obras de pavimentação, recuperação e/ou implantação da rede de drenagem e esgotamento sanitário em quatro de suas principais ruas e vias, beneficiando mais de 2.300 moradores. As intervenções de saneamento integrado, que foram concluídas em dezembro de 2011, aconteceram nas Rua Mármore, Dom Caviti, Homes Fontes, Manoel Azevedo, Major Mário Portela, João Trajano, Itápolis, e becos Carlos Gomes e Ibirama.
Além do projeto no bairro da Mustardinha, a Prefeitura do recife está realizando ações semelhantes no bairro da Mangueira, também na RPA-5. Estão em execução obras de pavimentação, drenagem e complementação da rede coletora em 34 ruas com 4.500 moradores beneficiados.
Saiba mais – o Saneamento Integrado é um modelo de intervenção urbanística que envolve um conjunto de ações multidisciplinares visando a realização de obras auto-sustentáveis e duradouras. Ele permite um maior controle social da aplicação de recursos, pois todas as etapas de sua realização são aprovadas e acompanhadas pela comunidade, no caso do Recife, pelo Orçamento Participativo e lideranças comunitárias locais.
SERVIÇO – Mais informações com Vanessa Maciel (gerente de Educação Sanitária e Ambiental da Sanear) – 9488.6832.