NOTÍCIAS

| 11.06.14 - 18h02

Centro de Vigilância Ambiental terá esquema especial para a Copa do Mundo

Equipe ficará de prontidão até as 22h em dias de jogos do Brasil ou na Arena Pernambuco

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA), da Secretaria de Saúde do Recife, preparou esquema especial de combate à Dengue e controle de pragas urbanas para o período que compreende a Copa do Mundo em Pernambuco. A desinsetização e desratização serão intensificadas nos locais previstos para receber grande concentração de pessoas. A ação iniciou, em caráter preventivo, no último dia 6.

A população poderá acionar o plantão do CVA para denunciar focos de insetos, animais peçonhentos ou de rua de grande porte, como equinos. A equipe de prontidão estará disponível por meio do telefone (3355-7704 e 3355-7705), em dias de jogos na Arena Pernambuco ou do Brasil e fins de semana, das 8h às 22h; e nos demais dias, das 8h às 17h.

Para o gerente do CVA, Jurandir Almeida, a medida reforça o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de Saúde Ambiental. “Será uma forma de garantir o atendimento aos casos ou infestações que possam vir a surgir durante esse período em que teremos um grande número de pessoas na cidade”, afirmou.

Ratos, baratas, escorpiões e larvas e mosquitos Aedes aegypti serão combatidos com compostos químicos, como larvicida e inseticida. Os locais que receberão a iniciativa são: Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Mercados Públicos, Unidades de Saúde, Polos Juninos, Orla de Boa Viagem e Centros de Treinamento, que receberão as seleções estrangeiras. No caso das Unidades de Saúde, as pragas serão combatidas por meio do sistema de aspiração.

No caso da Dengue, as medidas são preventivas, uma vez que o Recife apresentou, até o momento, 625 casos notificados e 202 confirmados ante 1989 notificados e 751 confirmados no mesmo período do ano passado. O índice representa uma redução de 68,6% nas notificações.