NOTÍCIAS

| 11.06.14 - 09h35

SAMU faz simulação de atendimento para Comando do Exército e alinha serviço para Copa

General verificou instalações da Unidade de Atendimento Avançada de Saúde. (Foto: Cortesia)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU-192 do Recife Metropolitano recebeu, na tarde desta terça-feira, 10, o General de Divisão Jesus Corrêa, Comandante de Operações Terrestres do Exército à Unidade de Atendimento Avançada de Apoio à Saúde (UAA) e alinhou o serviço para a Copa do Mundo. Durante visita, foi verificado o Módulo de Saúde com um simulado de descontaminação feito pela equipe de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), e o resgate das duas vítimas pelo Samu. A estrutura foi montada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e a Policia Rodoviária Federal.

O general de Divisão, Jesus Corrêa, elogiou a infraestrutura montada para atender situações de emergência no entorno da Arena Pernambuco. “O Hospital de Campanha tem uma estrutura muito boa. E essa iniciativa de integrar as Agências (Exército, Samu, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros) foi ótima”, comentou. Entre as cidades-sede, Recife foi a única a integrar os serviços de emergência na UAA.

De acordo com o Coordenador Geral SAMU Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, a UAA está equipada para atender até 250 pessoas sem necessidade de reabastecimento. “Aqui temos área de triagem, salas para diversos tipos de classificação de risco, área para reanimação cardíaca e todos os serviços de emergência que uma pessoa pode precisar”, afirmou.

A unidade avançada possuirá dez (10) leitos, contando com uma área de recepção e acolhimento para a classificação de risco, área para sutura; 01 leito de área vermelha (destinado à estabilização de pacientes, para atendimento imediato dos doentes com risco de morte, procedimentos especiais invasivos); 04 leitos de área amarela (para os pacientes já estabilizados, porém que ainda requerem cuidados especiais, pacientes críticos ou semicríticos que aguardam remoção); e 04 leitos de área verde (salas de observação com suporte e nebulização). A caracterização do espaço por cores é para dar maior agilidade ao atendimento.

As equipes de profissionais de saúde serão compostas por 03 médicos, 04 enfermeiros, 09 técnicos de enfermagem, funcionários administrativos (para a recepção e limpeza) e 04 condutores para as 04 ambulâncias que darão apoio à unidade em cada plantão no evento, além de 04 ambulâncias para dar apoio ao local, sendo 03 de suporte básico e 01 de suporte avançado.

Unidades SAMU:

18 Unidades Suporte Básico (USB)
04 Unidades Suporte Avançado (USA)
01 Veículo Intervenção Rápida (VIR)
06 Motolâncias
02 Unidades de Resgate Aeromédico (SDS / PRF)