NOTÍCIAS

| 11.06.14 - 17h07

Vigilância Ambiental do Recife realiza controle do mosquito da dengue nos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da Copa 2014

Equipes estiveram na manhã desta quarta-feira (11), nos COTs do Náutico e Sport fazendo aplicação de inseticida e identificação de possíveis criadouros de larvas do Aedes aegypti e outros mosquitos. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)

Os Campos Oficiais de Treinamento (COTs) do Náutico e do Sport, onde as seleções - Estados Unidos, Itália, Costa do Marfim, Croácia, Costa Rica, Alemanha, México e Japão - que vão jogar na Arena Pernambuco deverão treinar, receberam na manhãdesta quarta-feira (11), a visita dos agentes de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife. Duas equipes, com cinco agentes cada uma, fizeram uma inspeção geral em todos os ambientes dos COTs.

A ação buscou eliminar os mosquitos adultos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, Culex quiquefaciatus e Aedes albopictus, sendo o último transmissor da Febre Amarela, embora não haja registro da doença no Estado. Foi realizada aplicação de inseticida e identificação de possíveis criadouros, que foram tratados com larvicida biológico.

Segundo Geane Oliveira, coordenadora do Programa de Saúde Ambiental, as ações de controle, principalmente da dengue, são intensificadas pela Secretaria de Saúde do Recife nos pontos onde haverá aglomeração de pessoas durante o evento esportivo. “Nós esperamos cobrir cerca de 20 pontos com inspeção ao longo de todo o período da Copa, principalmente durante a primeira semana, para evitar surtos de doenças”, explicou Geane. Essa ação contempla os polos juninos do Recife que devem receber muitos turistas que estarão na cidade para assistir aos jogos.

O coordenador do Centro de Treinamento do Náutico, Robério Neves, acredita que a ação da Vigilância Ambiental é essencial para manter o cuidado com quem frequenta o Centro. “Com esse controle, o CT está ainda mais preparado para receber as seleções de outros países”, avaliou.
O plantão de inspeções teve início na sexta-feira (6), nos mercados públicos da cidade. Já foi realizada inspeção e controle de pragas no Parque Dona Lindu, na Praça do Arsenal, no Marco Zero, na orla da praia de Boa Viagem e no Cais da Alfândega, onde será realizada a Fifa Fan Fest. O trabalho vem sendo executado de forma contínua desde dezembro e deve prosseguir até depois do fim da Copa do Mundo nesses locais de grande circulação de pessoas.

As equipes do Centro de Vigilância Ambiental estarão de prontidão durante todo o período da Copa. O atendimento será realizado até às 22h nos dias de jogos – na Arena PE e do Brasil - e até as 13h nos finais de semana. Denúncias e dúvidas poderão ser feitas por meio dos números 3355 7704 e 3355 7705.