Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 11.06.16 - 15h46

Prefeito apresenta Compaz do Alto Santa Terezinha ao ministro da Defesa

img_alt

Raul Jungmann percorreu as instalações do equipamento, localizado na Zona Norte do Recife, e demonstrou a intenção de firmar parcerias entre o Ministério e a Prefeitura (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio apresentou, na manhã deste sábado (11), o Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade, ao ministro da Defesa, Raul Jungmann. O ministro conheceu as instalações e ainda destacou que o Compaz é um exemplo de espaço que todas as cidades do país deveriam ter. Os gestores ainda trocaram ideias de como o Ministério da Defesa pode firmar parcerias com a Prefeitura para a oferta de novas ações dentro do equipamento. 

“Raul é um ministro pernambucano, conhece o Recife muito bem e pode firmar parcerias aqui. Trouxemos ele para conhecer de perto e enxergar como o Governo Federal e nosso Município podem trabalhar juntos no equipamento. O Compaz é muito flexível e pode ser utilizado para várias atividades diferentes. Nosso objetivo é aumentar o número de palestras, cursos e outras ações que possam ser feitas pelo Ministério da Defesa, pelas Forças Armadas, potencializando ainda mais a atuação do Compaz”, explicou Geraldo.

O Compaz já possui cerca de 5.000 pessoas cadastradas sendo atendidas em diversas atividades, como artes marciais, ginástica, hidroginástica, futebol, oficinas de artes, aulas de línguas estrangeiras, informática, na biblioteca, entre outros. O local também possui o apoio de importantes instituições, como a Fundação Itaú, Conservatório de Música de Pernambuco, Sesc, Grupo Parvi, Fundação Gilberto Freyre, Instituto Cervantes, Consulado Britânico (British Council), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Câmara de Mediação, Conflitos e Arbitragem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e outros parceiros.

O ministro Raul Jungmann ressaltou o nível de importância de um equipamento como o Compaz ser instalado em uma área estratégica da cidade. “O Compaz é mais que um equipamento. É um conceito. Uma ideia de relação entre o poder público e a comunidade. O Compaz apresenta uma ruptura com o passado quando ele é um equipamento ‘com’ a comunidade e não ‘para’ a comunidade. Foi concebido e construído a partir dos desejos da comunidade”, destacou. “Você ainda vê no Compaz um equipamento de qualidade para o povo, deixando de lado a ideologia do ‘pobrismo’, que é a de se construir coisas de má qualidade para o pobre. Com o Compaz é diferente”, acrescentou.