Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 11.06.17 - 16h59

Hospital Veterinário do Recife inicia atendimentos nesta segunda

img_alt

Esta é a primeira unidade pública do Norte-Nordeste voltada aos animais domésticos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital Veterinário do Recife (HVR) inicia os atendimentos e marcações de consultas às 8h desta segunda-feira (12). Inaugurado pelaPrefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), na última quinta-feira (8), o equipamento, localizado no bairro do Cordeiro, conta com médicos veterinários que farão atendimentos clínicos e emergenciais, além de diversos exames nos cães e gatos dos moradores do Recife, para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda. 

Inicialmente, a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste fará atendimento clínico, vacinação e exames de raio-x de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados já podem agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, também em horário comercial.

A unidade de saúde inicia os atendimentos com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação, laboratório esala de diagnóstico por imagem. O HVR tem capacidade de fazer mais de 2.200 procedimentos por mês, sendo 70 atendimentos clínicos diários (cerca de 1.500 por mês) e mais de 35 exames radiográficos por dia (mais de 750 mensais). As castrações gratuitas, até então só realizadas no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife, passarão a ser feitas também no HVR.

A partir de setembro, serão feitos também exames laboratoriais e, em novembro, começarão a ser feitos exames de ultrassom, atendimento odontológico e cirurgias oncológicas, ortopédicas, entre outras. A obra,prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município.

BALANÇO – O prefeito Geraldo Julio iniciou, em 2013, uma política pública de defesa animal no Recife, com a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 13 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; fez mais de seis mil consultas clínicas em cerca de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de 848 caninos e felinos nas feiras mensais de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Já foramrealizadas também 494 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.