Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 11.06.20 - 12h01

Prefeitura do Recife abre 20 novos leitos de UTI no hospital de campanha da Rua da Aurora

img_alt

Com mais essa expansão da capacidade hospitalar, rede municipal chega a 930 leitos para pacientes com covid-19 (Foto: Andréa RêgoBarros/PCR)

 

O Hospital Provisório Recife (HPR) 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, terá mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva ativados nesta quinta-feira (11). Apenas nesta última semana, foram abertas 120 vagas de UTI voltadas para pacientes com covid-19 em estado grave. Ao todo, a Prefeitura do Recife chega a 248 leitos de UTI para covid-19 e um total de 930 leitos. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta manhã, em pronunciamento pela internet, na sede da Prefeitura do Recife.

“Hoje estamos abrindo 20 novos leitos de UTI no Hospital Provisório Recife 1, da Rua da Aurora, e com isso a unidade chega a 70 leitos de unidade de terapia intensiva em funcionamento. Ele é o maior hospital de campanha em número de leitos de UTI para pacientes com covid daqui e um dos maiores do Brasil também. Há poucas semanas atrás, ali havia apenas um galpão sem uso e, hoje, nós temos um hospital onde já foram feitas muitas internações e já foram dadas muitas altas. Vamos continuar firme o trabalho da Prefeitura junto com a população para enfrentar os desafios dessa pandemia e salvar ainda mais vidas” destacou o prefeito Geraldo Julio. 

Aberto no dia 15 de abril, com mais de 3.000 m² de área construída em 20 dias, o HPR 1 agora passa a ter 130 leitos ativos. Com essa expansão da capacidade hospitalar, a Prefeitura do Recife chega a 930 leitos abertos para pacientes com covid-19, sendo agora 248 UTIs e 682 enfermarias em sete hospitais de campanha municipais e duas outras unidades que têm leitos de covid da Prefeitura. A estrutura erguida em menos de dois meses de pandemia permitiu que fossem realizados mais de 10 mil atendimentos, mais de 3.200 internações e 1.500 altas hospitalares.

Durante a coletiva, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, aproveitou para esclarecer as informações sobre os dados decrescentes da covid-19 na capital pernambucana. “Esses números apontam uma luz no fim do túnel. Mas é importante lembrar que o túnel ainda é um caminho desconhecido, por isso precisamos avançar com muita cautela, sem jamais esquecer que o isolamento social que salvou tantas vidas até aqui continua sendo muito importante para salvar mais vidas. As pessoas que precisam sair de casa precisam ter compromisso com os novos hábitos, de uso da máscara, do álcool em gel e da lavagem das mãos, além de guardar a distância entre as pessoas”, enfatizou.