Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.06.21 - 14h19

PCR promove mutirão contra arboviroses em três bairros do Recife

Nestes sábado (12) e domingo (13), mais de 2,5 mil imóveis e pontos estratégicos serão visitados nos bairros do Jordão, Dois Irmãos e Areias

 

O fim de semana será de mutirão para controle do mosquito Aedes aegypti em três bairros da cidade. No Jordão, na Zona Sul, promotores da Campanha Bora se Cuidar acompanharão equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife pelas ruas da localidade, promovendo ações educativas e de prevenção às arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. O trabalho dos profissionais de Vigilância Ambiental também acontecerá em Dois Irmãos e Areias. Ao todo, serão visitados cerca de 2,5 mil imóveis residenciais.

Nos dois dias, as ações acontecerão entre 8h e 13h. Todos os locais escolhidos para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

Amanhã (12), os cerca de 50 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) visitarão mais de 1,5 mil locais nos bairros de Areias, Dois Irmãos e Jordão. No domingo, os profissionais visitarão mais mil locais no Jordão e em Dois Irmãos, entre eles imóveis residenciais e pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, por exemplo. Esses locais têm grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade, por isso, os agentes realizam, se necessário, eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

Nas visitas, as equipes também levarão orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

DADOS – Até o dia 29 de maio, foram notificados 3.380 casos de arboviroses, sendo 1.717 casos de dengue, 1.606 de chikungunya e 57 de zika. Desse total de notificações, foram confirmados 526 casos de dengue e 926 casos de chikungunya. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 10 a 12/05/2021 (3º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 2,7%

AÇÕES CONTINUADAS - A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.