NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.12 - 11h31

Murillo La Greca recebe a arte contemporânea espanhola

Exposição coletiva Pontes, Caminhos na Água. Foto: Clélio Tomaz

Exposição com fotos, pinturas, vídeos e esculturas conta com a participação do artista pernambucano, Renato Valle

Sete artistas espanhóis e um pernambucano dão forma à exposição coletiva Pontes, Caminhos na Água, inaugurada na noite desta terça (10), no Museu Murillo La Greca. A mostra é uma parceria do La Greca com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e conta também com o apoio do Instituto Cervantes.

Na mostra itinerante, iniciada na Espanha e que já viajou pelo Chile, Uruguai e República Dominicana, as obras de Miguel Villarino, Rafael Liaño, Alicia Martín, Ángel Marcos, Ciuco Gutiérrez, Dis Berlín e Cristina Lucas se encontram. Com curadoria de Óscar Alonso Molina e de Eladia Martín Sanchéz, a arte contemporânea espanhola cria um elo com Pernambuco por meio do artista Renato Valle, que participa com três peças.

Essa exposição já passou por alguns países e deverá ir ainda a outros lugares, mas no Brasil, ela só poderá ser vista aqui no Recife. E este Museu foi perfeito para isso”, conta o coordenador de programação da AECID. “Quando me falaram que queriam trazer a mostra para um lugar do Brasil diferente do eixo Rio-São Paulo, eu sugeri logo o Recife, que é uma cidade em plena efervescência cultural. A sugestão foi aceita e estamos muito satisfeitos”, completa a diretora do Murillo La Greca, Bruna Pedrosa.

No salão, fotografias, pinturas e vídeos dos artistas espanhóis dividem o espaço com três esculturas do pernambucano Renato Valle que se diz muito honrado pelo convite. “É um presente fazer parte dessa exposição com tantos trabalhos grandiosos e ser o elo entre Pernambuco e Espanha”, comenta Renato. As obras com temas diversos podem ser vistas até 19 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

De quarta (11) a sexta (13), acontece ainda a Oficina de Performances "Do privado ao Público e do Público ao Privado", que será ministrada por uma das artistas participantes da exposição, Cristina Lucas. De acordo com a diretora do Museu, Bruna Pedrosa, esse curso foi trazido para cá para suprir a carência de atividades formativas dentro sobre performance. “Iremos apresentar diversos temas e obras, além de estudar algumas técnicas dessa linguagem e ao final, os participantes deverão apresentar uma performance criada por eles mesmos”, explica Cristina. A oficina é gratuita e voltada para estudantes, artistas e demais interessados em performances. As inscrições estão esgotadas.

Projeto Fachada – na mesma ocasião, foi inaugurada a IV edição do Projeto Fachada, que dessa vez foi executada pelos internos do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano (Tamarineira) juntamente com os artistas Ana Lisboa e Filippe Lyra. A ilustração homenageia o professor Isidro Queralt Pratt, pintor espanhol, que junto com um grupo de artistas froi responsável pela formação do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, e que faleceu no ano passado.

É muito prazeroso ter permissão para entrar no mundo do outro, nesse caso, o mundo dos usuários da Tamarineira. A cada traço temos uma surpresa, embora saibamos do potencial para a arte que eles carregam. O resultado é essa fusão de imagens, palavras e coisas traços aleatórios que retratam as bandeiras do Brasil e Espanha, unindo as duas nações”, afirma a artista Ana Lisboa.

Serviço:

  • Abertura da exposição Pontes, Caminhos na Água e inauguração da IV edição do Projeto Fachada
    Quando: 10 de julho
    Onde: Museu Murillo La Greca
    Hora: 19h


Visitação até 19 de agosto
De terça a sexta - das 9h às 17h
Sábados e domingos - das 13h às 17h.

  • Oficina de Performances – “Do privado ao Público”
    Ministrada pela artista Cristina Lucas
    Dias 11, 12 e 13 de julho de 2012 das 14 às 17h.
    Inscrições gratuitas pelo telefone: 3355.3127/ 3355.3126