NOTÍCIAS

| 11.07.12 - 15h18

Prefeito inaugura nova base descentralizada e amplia a frota do Samu Recife

No ponto estratégico, em Afogados, ficará instalada uma das novas viaturas do município, ligadas à Rede Cegonha

Por Larissa Correia

Inauguração da nova base descentralizada do Samu Recife. Foto: Fernando Silva

O atendimento pré-hospitalar na capital pernambucana ganhou um reforço a partir da manhã desta quarta-feira (11) com a inauguração da nova base descentralizada do Samu Recife. A unidade funcionará como anexo da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados. O início das atividades foi oficializado pelo prefeito João da Costa. Na ocasião, ele também entregou à população duas ambulâncias da Rede Cegonha, equipadas para o público neonatal.

A cada mês, cerca de seis mil novos carros entram em circulação no município, interferindo na mobilidade no trânsito. A descentralização do Samu Recife foi uma das estratégias adotadas na nossa gestão para contornar problemas decorrentes da situação, garantindo o atendimento da população no menor tempo possível. O SUS foi implementado para oferecer acesso universal e democrático aos brasileiros e lutamos permanentemente para garantir um serviço de qualidade a todos que necessitam dele”, destacou João da Costa.

A ampliação do número de pontos descentralizados permite diminuir ainda mais o tempo de resposta entre o acionamento da assistência e a chegada da equipe ao local da ocorrência. Um dos diferenciais da nova unidade é que, além do suporte de duas ambulâncias básicas, ela contará com o apoio de uma UTI. Até agora, as quatro viaturas da frota com suporte avançado ficavam sediadas na Central, na Boa Vista.

Outra distinção é que a estrutura na Maternidade Bandeira Filho foi projetada dentro da proposta de descentralização. O investimento de aproximadamente R$ 120 mil incluiu a construção do espaço e a aquisição de mobiliário. A área possui salas de estar e repouso, minicopa, banheiro e dormitório. No local, a cada plantão de 12 horas, atuarão oito profissionais, entre médico, enfermeiro, socorristas e condutores de viaturas, bem como auxiliares de serviços gerais.

A ampliação das bases descentralizadas é mais um avanço da atual gestão do Recife. As conquistas não estão concentradas apenas na parte física, com a construção de unidades, mas também em melhorias na qualidade do serviço, na valorização das equipes e por meio da adoção de iniciativas como a implantação do Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Desenvolvimento e a realização e homologação de concurso público para a contratação de mais de 500 profissionais para atuação na rede municipal”, detalhou o secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes.

Além do recém-inaugurado em Afogados, atualmente, existem núcleos instalados na Boa Vista, onde funciona a Central; na Ceasa, em Jardim São Paulo; nos centros de saúde Professor Joaquim Cavalcanti, nos Torrões, e Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte; e nas policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Professor Barros Lima, em Casa Amarela. As próximas bases estão em fase de implantação nas policlínicas Doutor Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, e Professor Arnaldo Marques, no Ibura.

Comentamos sempre que não temos como adivinhar aonde estarão as demandas, mas buscamos ao máximo estar o mais perto possível para atendê-las. Fizemos um estudo da Cidade e, a partir de indicativos e critérios como localização geográfica, definimos a instalação dos pontos descentralizados na capital. Dessa forma, criamos uma ‘cinturão de segurança’ para termos bases em praticamente todo o município. A estratégia é necessária, efetiva e eficaz e pudemos confirmar uma redução importante no tempo resposta de atendimento”, completou Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife.

Ampliação - Por mês, o Samu Recife realiza uma média superior a 4,1 mil atendimentos presenciais, tanto em domicílios como nas vias públicas. As equipes atendem urgências clínicas, traumáticas, pediátricas, gineco-obstétricas, psiquiátricas e cirúrgicas. Cerca de 500 profissionais trabalham no serviço, entre médicos, enfermeiros, condutores de ambulância, socorristas, teleatendentes e muito mais.

Com a entrega dos dois novos veículos, a frota passa a contar com 24 ambulâncias, sendo 18 básicas e seis com UTI móvel; três motolâncias; uma viatura de apoio rápido; e dois helicópteros – um em convênio com a Polícia Rodoviária Federal e o outro, com o Governo do Estado. As UTIs da Rede Cegonha foram desenvolvidas especialmente para proporcionar as condições ideais de suporte ao recém-nascido. Elas oferecem os mesmos equipamentos das unidades avançadas, além de aparelhagem adequada para a faixa etária, como incubadora.

ASSUNTOS: