NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.12 - 18h56

Saúde do Recife participará de encontro nacional sobre a Copa do Mundo 2014

Evento reunirá em Belo Horizonte (MG) representantes de estados e municípios-sede do campeonato internacional de futebol

Profissionais da Prefeitura do Recife participarão nesta quinta (12) e sexta (13) do oitavo encontro da Câmara Temática da Saúde para a Copa Fifa Brasil 2014. O evento ocorrerá na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). Durante o evento serão discutidas ações no setor tendo em vista a realização da disputa internacional de futebol em território nacional.

De acordo com o gerente de Epidemiologia do Recife, Antônio Leite, a participação do município no encontro é fundamental para a troca de experiências. “Nossa presença é essencial também para trazer novas temáticas a serem discutidas e, se possível, implementadas na capital pernambucana. A realização de um evento como a Copa do Mundo promove um incremento na circulação de pessoas, tanto turistas nacionais como estrangeiros. A demanda tende a crescer na assistência e na vigilância à saúde, e precisamos, mais do que nunca, estar preparados”, ressaltou.

Um dos destaques da programação é a presença do médico português Manuel Filipe Serralva. Consultor da Fifa, ele palestrará sobre atendimento médico no estádio e a articulação com o sistema de saúde. Nos dois dias do encontro também serão discutidos temas como o planejamento do Comitê Municipal da Copa de Belo Horizonte, planos de ação do Estado de Minas Gerais, o papel da Central de Regulação e preparação para grandes eventos, estratégias de capacitação de profissionais e a experiência do evento-teste para as Olimpíadas de Londres.

Assessora executiva da Secretaria de Saúde do Recife, Aexalgina Tavares comporá a comitiva municipal no encontro. “A reunião sistemática das cidades e estados-sede da Copa de 2014 permite a apresentação de dificuldades, desafios e soluções comuns para a elaboração de um plano de ação em assistência clínica e vigilância à saúde a ser empregado antes e durante a realização do campeonato esportivo. Acima disso, está a construção de um legado que ficará para o nosso País em setores como a saúde, infraestrutura, turismo, sustentabilidade, meio ambiente e muito mais”, ressaltou.
 

ASSUNTOS: