NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.13 - 14h03

Contribuinte do Recife recebe orientação no RioMar Shopping

Equipe da PCR atende de segunda a sábado, no térreo do centro de compras. (Foto: Irandi Souza/PCR)

No mês de julho, quando aumenta a procura por opções de turismo e lazer, os contribuintes do Recife podem aproveitar os passeios ao shopping para resolver questões relativas a tributos cobrados pelo Município no CAC do RioMar, na Zona Sul da cidade. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) está instalado no Expresso Cidadão, situado na Alameda de Serviços, que funciona de segunda a sábado, no térreo do estabelecimento comercial.

O atendimento é realizado por uma equipe da Secretaria de Finanças e da Procuradoria Fiscal do Município, contendo dois supervisores e oito atendentes (divididos em dois turnos), aptos a fornecer informações sobre impostos e taxas municipais, além de orientar sobre o pagamento parcelado de débitos tributários nas esferas administrativa e judicial. O novo espaço foi montado em ambiente bem definido e estruturado para oferecer um atendimento rápido e preciso, com a praticidade e conforto de um shopping center.

“Fiquei encantado com o atendimento, pessoas motivadas, querendo ajudar. Consegui regularizar a situação e estou bastante satisfeito”, argumentou o contribuinte Antônio Costa, que negociou uma dívida de IPTU, emitiu o boleto bancário e já efetuou o pagamento em parcela única, com desconto de 70% nos juros e multa, como está previsto na legislação municipal. Já o empresário M.J.S., que veio ao CAC RioMar pela primeira vez, efetuou a confissão de débitos de ISS nesta quarta-feira (10/07), parcelou a dívida e já emitiu o boleto para quitação da 1ª parcela. “Foi mais rápido do que esperava. Saí do guichê com tudo resolvido”, resumiu.

No local, é possível obter ficha do imóvel, extrato de débito, emitir guias para recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), segunda via de boleto para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou Cartão de Inscrição Municipal (CIM). A obtenção de certidão negativa e o parcelamento de débitos tributários também são oferecidos à população no CAC do RioMar, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800.081.1255.

BALANÇO DO SEMESTRE - De janeiro a junho deste ano, cerca de sete mil pessoas procuraram o CAC do RioMar para resolver pendências com o fisco municipal. Entre os serviços mais procurados estão a certidão narrativa (nada consta), abertura do CIM pessoa física, entrada de processo e parcelamento judicial. Também são oferecidas informações gerais sobre taxas e impostos de competência do Município, como o IPTU, o ISS e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), assim como os benefícios obtidos pelo contribuinte que exige a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).