NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.13 - 13h26

Professores começam a ser preparados para usar tablets em sala de aula

[caption id="attachment_36090" align="alignnone" width="680"] Educadores estão sendo formados para utilizar a nova tecnologia a partir do segundo semestre letivo de 2013. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Os professores da rede municipal do Recife já começaram a ser preparados para utilizar os tablets com alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. O processo de inserção dos 16 mil tablets nas atividades pedagógicas começou na tarde dessa quarta-feira (10), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, com o primeiro dia da Formação do Sistema de Monitoramento para utilização dos equipamentos.

A formação tem como foco orientar os educadores sobre os softwares utilizados nos tablets, ampliando a contribuição dos docentes para o desenvolvimento de novas práticas educativas. Por meio das novas mídias e tecnologias digitais, eles poderão orientar mais pesquisas, promover a interação e estimular a produção autoral dos alunos.

Inicialmente, foram capacitados 52 formadores que vão multiplicar as orientações para outros professores da rede na utilização dos softwares. Já nesta quinta-feira (11), participam 70 gestores e coordenadores escolares, além de 150 professores das escolas com turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal recifense.

Entre os programas a serem utilizados em sala de aula nos tablets está o Edubar, um banco de conteúdos digitais para todas as disciplinas em todos os níveis de ensino. Outro é o blueLab, que permite compartilhar entre professores e alunos as atividades que estão sendo trabalhadas na aula em tempo real.

“Essa formação vai proporcionar aos professores um acesso amplo às tecnologias digitais e isso vai estimular os estudantes a aprender, transformando a rotina da sala de aula”, ressaltaram Rosário Mota e Cláudia Simone de Almeida, membros do Núcleo de Pesquisa e Avaliação em Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife.

A gestora da Unidade de Tecnologia Jardim Botânico, Inalda Barros, comentou a importância da implantação dos tablets na aprendizagem dos estudantes da rede municipal do Recife. “Essa ação é de extrema relevância, pois oportuniza aos nossos alunos um estímulo diferente. Isso vai render um crescimento nos índices de aprendizagem da rede municipal do Recife.”

A distribuição dos tablets para todos os estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino do Recife ocorre no segundo semestre do ano letivo de 2013. Cada aluno terá seu próprio aparelho, que tem 10,1 polegadas, câmera de 0.3 megapixels, 2 GB de memória e disco rígido com 320 GB, além de caneta digital e teclado integrados. O custo individual do equipamento é de R$ 725, o que significas investimento total de R$ 11,6 milhões. As 35 escolas também que mantêm turmas do ensino fundamental II terão internet wi-fi.