Secretária da Mulher do Recife coordenará fórum metropolitano
Gestoras de Políticas Públicas para as mulheres do Grande Recife e cidades polos como Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina elegeram a secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, para coordenar um Fórum Metropolitano que tratará do tema. A votação aconteceu durante encontro que reuniu representantes de 17 dos 18 municípios. Além da escolha da coordenação e aprovação do regimento interno, houve ainda debate sobre o tema "Informação e Comunicação Compartilhada". O mandato é de um ano.
A abertura contou com palestra da secretária da Mulher do Estado, Cristina Buarque, intitulada “Uma Leitura Feminista das manifestações de junho”. As gestoras e respectivas assessoras foram recepcionadas pela secretária Especial da Mulher de Igarassu, Ana Maria Vanderlei, e pela vice-prefeita Elcione Ramos, representando o prefeito Mário Ricardo.
"O Fórum de Gestoras, ao mesmo tempo em que articula com o conjunto de municípios as prioridades estratégicas para prevenção e enfrentamento da violência de gênero contra a mulher, fortalece politicamente esses organismos de políticas públicas paras as mulheres. Também mantém um canal permanente de relação com a política da Secretaria da Mulher do Estado e colabora para construção de uma agenda metropolitana e microrregional, que dialoga com a garantia dos direitos da mulher em Pernambuco”, destacou Sílvia Cordeiro.
Entre as definições do grupo de trabalho sobre comunicação e informação, ficou estabelecida a criação de formulário padronizado para coleta de dados no Centro de Referência de Atendimento à Mulher de todos os municípios; além de estratégias comuns para fortalecer e partilhar instrumentos de comunicação interna e aperfeiçoamento da relação com os meios de comunicação disponíveis, no sentido de ampliar a visibilidade das ações dos organismos de políticas públicas paras as mulheres nos territórios.
No encontro, também ficou acertado que em até 20 dias serão apresentadas definições sobre a implantação e sistematização dos dados das ouvidorias estadual e municipais da mulher para acesso ao público, e a criação de um blog comum aos 18 municípios.