NOTÍCIAS

Covid-19 | 11.07.21 - 11h19

Mais de 25% da população vacinável já está com o esquema de imunização completo contra a covid-19 no Recife

img_alt

Número representa um total de 311.849 pessoas que receberam duas doses de vacina ou o imunizante de dose única. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

Neste sábado (10), o Recife alcançou mais uma importante marca no processo de vacinação contra a covid-19: 25,2% do público apto a receber a vacina anticovid já está com o esquema vacinal completo. Esse número representa um total de 311.853 pessoas que receberam duas doses ou o imunizante de dose única. A Prefeitura do Recife tem empregado grandes esforços para acelerar a imunização na capital pernambucana, a exemplo da antecipação do prazo para aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca.

No total, 252.647 pessoas receberam as duas doses dos imunizantes, seja Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. Também estão com o esquema completo 59.202 pessoas que foram contempladas com a vacina da Janssen, que garante o esquema vacinal completo com dose única. No Recife, além dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, também já estão recebendo a vacina contra a covid-19 moradores da cidade com 37 anos ou mais. 

Para garantir que o processo de imunização da população recifense aconteça de forma mais célere, a gestão municipal permitiu a antecipação do prazo de aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca/Fiocruz. Desde a última terça-feira (6), as pessoas que já tiverem tomado a primeira dose dessa vacina há, pelo menos, 60 dias têm a possibilidade de completar o seu esquema vacinal em um período mais curto. Essa decisão não compromete a eficácia da vacina, uma vez que a dose de reforço pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias). 

Outra importante iniciativa foi a de vacinar a população em situação de rua com o imunizante da Janssen, como forma de minimizar a exposição dos usuários, ampliar a captação e a cobertura do público específico. 

O Recife bateu, na última sexta (9), mais um importante recorde ao ultrapassar a marca de um milhão de doses distribuídas. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 1.010.951 doses, sendo 699.102 de primeiras doses, 252.647 referentes às segundas doses e 59.202 de doses únicas.

Para se vacinar contra a covid-19 no Recife, a população apta a receber o imunizante deve fazer cadastro e agendamento do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. 

NOVO PONTO DE VACINAÇÃO - Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura do Recife abre mais um ponto de vacinação contra covid-19. O Sest Senat, no Porto da Madeira, Zona Norte do Recife, funcionará no esquema de drive-thru. Com o novo local, a capital passa a contar, no total, com 24 pontos para os quais as pessoas podem realizar o agendamento. Todos os locais funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

O acesso ao drive-thru, que permite atendimento sem sair do veículo, é feito pela Avenida Beberibe, 3620, no bairro do Porto da Madeira. Agora, além do Sest Senat, os drives estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).

Já os centros de vacinação estão localizadas na Unicap (Boa Vista), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; e UniNassau, nas Graças.