NOTÍCIAS

Ação Inverno | 11.07.22 - 15h25

Ação Inverno: PCR avança na limpeza do Canal do Rio Morno

img_alt

Serviço conta com a atuação de 23 pessoas e maquinário. Prefeito João Campos acompanhou a realização dos trabalhos nesta segunda-feira (11) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando mais uma ação de limpeza no Canal do Rio Morno, que corta vários bairros da Zona Norte da cidade, dentro da estratégia da Ação Inverno 2022. Além deste, outros 12 canais estão recebendo intervenções de reforço na limpeza para mitigar os efeitos em dias de chuva. O prefeito do Recife, João Campos, conferiu de perto o trecho que está sendo limpo atualmente, na Vila Canaã, na manhã desta segunda-feira (11), e ouviu os moradores do local, dando encaminhamentos para as demandas. Quando o canal foi limpo pela primeira vez, no início do ano, foram removidas mais de oito toneladas de resíduos, com investimento de cerca de R$ 610 mil. Agora, na segunda etapa de limpeza, vão ser investidos mais R$ 150 mil.

 

“A gente fez questão de vir aqui, junto com a equipe, verificar a limpeza e também ouvir as demandas dos moradores. Também está no planejamento um projeto estruturante da área. Faço questão de vir ao lugar, ouvir as pessoas sobre como era a situação e sobre como está agora, pois quem mora conhece bem a realidade”, comentou João Campos durante a visita, conversando com a população. “Vamos programar novas ações no local a partir destas demandas apresentadas pela população”, acrescentou. O trecho do Canal Rio Morno que está sendo beneficiado no momento fica na Vila Canaã, que teve início após o término do trecho da Vila do Tetra. São 23 pessoas trabalhando no local, utilizando máquinas e equipamentos - uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e três caminhões. A ação de limpeza do trecho, iniciada na primeira semana de julho, deve durar mais três dias.

 

A secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, explicou que quando um canal é limpo, vários bairros podem ser beneficiados. “Um serviço de limpeza de canal, normalmente, a depender da extensão do canal, do trecho do rio que está sendo limpo, sempre ajuda no escoamento das águas pluviais de outros bairros. Nesse caso aqui, bairros como Guabiraba, Beberibe, Nova Descoberta, Linha do Tiro, entre outros, são beneficiados também com a limpeza desse trecho de rio”, disse ela.

 

“Além disso, é importante destacar que o serviço foi iniciado lá no início do ano, já dentro da Ação Inverno, quando foi feita a limpeza de mais de 60 canais. Tivemos que retomar após o evento extremo que ocorreu em maio e, com isso, alguns canais e trechos de rios, que já tinham sido limpos, tiveram que ser retomados”, explicou Marília. “Então, até o final de de maio, já tinham sido retiradas mais de 50 mil toneladas. Agora, já foram finalizados seis locais importantes, localidades inclusive onde já tínhamos feito essa limpeza e tem mais 12 em andamento”, finalizou a secretária.