Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.22 - 18h55

Festa para Xangô no Sítio Trindade

img_alt

Amanhã (12), a 14ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira levará a fartura dos terreiros de candomblé para dentro do principal polo de São João, com degustação gratuita de pratos, acompanhada por cânticos, danças e celebrações da tradição afro-brasileira (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Nesta terça-feira (12), a programação do São João do Recife festeja Xangô, orixá da justiça e do fogo, na 14ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, saborosa celebração à religião e à gastronomia de matriz africana.

 

Tendo como tema para este ano, “SOU DE SÀNGÓ, EU TAMBÉM REZO” a exposição confirma o sincretismo religioso que pauta os ciclos festivos do Nordeste, onde se reza e se brinca para São João e para o Rei dos Yorubás numa festa só.

 

A programação, que terá início às 18h30, no palco principal do Sítio Trindade, trará cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro, seguida da distribuição e degustação de mais de 7 mil porções da gastronomia tradicional do São João e de Terreiro.

 

De um lado, os pratos do cotidiano junino, como canjica, pé de moleque, bolo de milho. Do outro, várias iguarias e preparos feitos com quiabo, milho, peixe, castanha, amendoim, farinha, regados ao camarão, cebola e pimenta a gosto.

No banquete oferecido gratuitamente ao público, serão servidos o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas de Xangô, considerado o rei dos reis.

 

Além de ÈṢÙ, ṢÀNGÓ e suas principais esposas, ỌBÀ Ọ̀ṢÙN e ỌYA, a mostra desse ano, ainda de luta contra a covid, celebrará também a divindade Obalúaiyé, orixá da saúde.

 

A mostra, que integra o ciclo junino 2022 da Prefeitura do Recife, tem produção e execução do Terreiro Ilé ÀsEgbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Yemojá. 

 

Confira a programação: 

18h30 - Apresentação Cultural

19h - Abertura do ÀJÒDÚN (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ)

19h30 - Início da Degustação e continuação do ÀJÒDÚN (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise)

21h30 - Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI - Fogueira)

22h - Homenagens e entrega do prêmio ÌYÁBÀSÉ 2022 (Cozinheira do Àse)

23h - Encerramento do Sirè(Seguimento de Cânticos e Rezas).

 

Serviço

14ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino

Quando: 12 de julho

Onde: Sítio Trindade

Horário: 18h30

Entrada franca