Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.07.22 - 18h59

Leptospirose: período chuvoso requer atenção para a doença

A infecção é transmitida pela urina de animais, principalmente roedores, infectados pela bactéria Leptospira e tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos

A maior incidência de chuvas durante o inverno traz consigo uma série de cuidados a serem tomados, inclusive com doenças mais proeminentes no período. Uma delas é a leptospirose, infecção aguda transmitida através da exposição direta ou indireta à urina de animais, especialmente os ratos, infectados pela bactéria Leptospira. A doença se manifesta por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela pele, que pode ter penetração mais fácil caso haja a presença de ferimentos de menor ou maior grau na região.

 

A leptospirose pode ser assintomática, mas, quando aparecem, os sintomas geralmente passam pela febre, náuseas, e dores de cabeça e no corpo – principalmente nas panturrilhas. Pode haver, também, calafrios, dor de garganta e fotofobia, que é a sensibilidade à luz. Caso apresente algum dos sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. Se tiver tido contato recente com lama ou água de enchentes, também é preciso informar ao médico.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, cuidados simples podem evitar a infecção, como lavar bem os alimentos, especialmente as frutas e verduras que serão consumidas cruas, mantê-los guardados em recipientes bem fechados e à prova de roedores e conservar as caixas d’água sempre tampadas. Além disso, as sobras de comida ou ração de animais domésticos devem ser retiradas antes do anoitecer e as vasilhas mantidas limpas .

 

“Se for necessário circular por áreas que foram atingidas pelas chuvas, deve ser evitado o contato com a água suja, seja usando botas de borracha ou até mesmo improvisando, cobrindo os pés e as pernas com sacos plásticos. Além disso, é preciso evitar levar a mão molhada à boca ou aos olhos, evitando que a bactéria penetre por lesões existentes na pele ou nas mucosas”, explica a chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Crônicas Transmissíveis, Adriana Luna. 

 

Frestas e aberturas em portas e paredes devem ser vedadas. Também é primordial lavar a garrafa ou lata de água, refrigerante e outras bebidas, antes de ingerir – e evitar tocar com a boca diretamente no recipiente. A água que for beber, caso já não seja tratada, deve ser fervida por um período de 15 minutos. 

 

DADOS - No Recife, entre os dias 23 de maio e 7 de julho deste ano, foram notificados 185 casos de leptospirose, dos quais 36 foram confirmados (19,4%). No mesmo período do ano passado, foram notificados 28 casos e confirmados 18 (64,2%), representando um incremento de 560,7% de casos notificados e de 100% de casos confirmados em 2022.