Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.22 - 09h22

No São João do Recife, o domingo foi dedicado à ciranda e ao forró no Sítio Trindade

img_alt

Famílias e amigos reunidos aproveitaram este domingo (10) para vivenciar a tradição junina. A programação do São João do Recife encerra na próxima sexta-feira (15). (Foto: Edson Holanda)

 

Seguindo a programação junina da capital pernambucana, o Sítio Trindade abriu os portões neste domingo (10) para mais uma noite de festejos juninos. Forró, ciranda, bandeirinhas, comidas de milho e aquela alegria que só o recifense tem, mais uma vez contribuíram para o sucesso da festa em homenagem a São João com a mais autêntica celebração cultural depois de dois anos sem festa popular na cidade. Com coloridos arraiais que foram montados no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e em outros dez bairros da cidade, a festa deste ano tem como tema “São João, nossa bandeira”. O prefeito João Campos foi conferir de perto a animação das pessoas no principal polo da cidade. A programação do São João do Recife segue até o dia 15 de julho e pode ser conferida no site do Conecta Recife.

 “Eu particularmente sou um grande admirador, um grande fã da nossa festa de São João e a gente poder fazer a reinauguração desse ciclo, que há dois anos não tínhamos, poder fazer essa festa e poder ver as famílias, ver a nossa cultura, foi muito bonito.  Eu circulei em todos os polos descentralizados da cidade e pude ver  alegria no sorriso das pessoas”, declarou o prefeito João Campos que circulou por todo o Sítio Trindade que estava repleto de forrozeiras e forrozeiros arrastando o pé na mais tradicional das festas nordestinas.

O São João do Recife acontece em caráter solidário e o Sítio Trindade tem sido palco da solidariedade. Quem vai à festa leva alimentos não perecíveis para ajudar as famílias que foram atingidas pelo maior desastre climático da cidade no final do mês de maio. “O São João do Recife acontece de forma solidária. A gente está arrecadando donativos e essa doação continua até sexta-feira (15)”, pontuou João Campos. “A gente convida todo mundo que vier ao Sítio Trindade para acompanharem a programação de encerramento. Vamos dançar forró, vamos celebrar a cultura, celebrar o São João, sem esquecer de doar. E que a gente possa manter a chama do festejo sempre acesa e que essa bandeira a gente deixe ela sempre hasteada, visível para todos e todas. Porque temos uma cultura forte, verdadeira, que é nossa raiz”, acrescentou o gestor.

Entre os artistas que subiram no Palco Principal do maior arraial da cidade, o Sítio Trindade, estiveram: Lia de Itamaracá, Maciel Salú, Jorge de Altinho, Danilo Pernambucano e Irah Caldeira. Encerrando seu ciclo de show juninos no São João do Recife, Irah Caldeira fez uma apresentação que levantou todo mundo e fez relembrar tempos que há muito não eram vividos. “Depois desse tempo tão difícil que a gente passou, que todos nós passamos, a gente merecia um encontro como esse. Eu me sinto totalmente satisfeita. Eu sei que a gente ainda tem muitas dificuldades para enfrentar, em função de tanta coisa que a gente teve e que ainda tem acontecido, mas eu acho importante demais a decisão da Prefeitura do Recife, de mesmo depois que conseguiu amenizar a situação de tantas pessoas, trouxe o nosso São João em julho. Hoje a gente fez de conta que era dia 24 de junho, voltamos no tempo. Estou honrada”, comemorou.

Perto do pavilhão principal, o Palco Sala de Reboco trouxe para forrozar o Trio Ideologia, Iran Carlos, Bia Vila Chan, Manoelzinho do Acordeon, Yago Santana e Forró de Maria e Balaio de Cheiro. Aproveitando todo tempo que há para dançar na sala de reboco, o vendedor Everson Ramos, 39 anos, trouxe a noiva para dançar juntinho. “Eu prefiro mil vezes passar a noite aqui na sala de reboco. O melhor é poder dançar um forrozinho, arrasta-pé e dançar coladinho”, confessou.

Com uma programação voltada para o público infantil, o Sítio Trindade tem escorrega inflável, pula-pula, cama elástica e outros brinquedos para a criançada se divertir. Rememorando a infância, a auxiliar de loja Nicole Oliveira, 29 anos, trouxe a sobrinha Alice, 3 anos, que nasceu durante a pandemia e ainda não tinha visto a alegria do São João. “Eu sempre vinha ao Sítio com meus pais, porque aqui fica perto de casa e é acessível para todos nós. Desta vez, decidi trazer a minha sobrinha para vivenciar o que um dia a gente vivenciou”, contou.

Enquanto Iraneide Silva, 36 anos, vende algodão-doce perto das crianças, a mãe e avó vendem pipoca feita na hora.  Uma em frente à Sala de Reboco e  a outra no caminho do corredor principal. Três gerações vivendo da venda de alimentos em eventos públicos do Recife e em parques da cidade. “Sustento meus dois filhos com a venda do algodão-doce que aprendi a fazer desde os sete anos. Esse é meu trabalho digno, que sustenta a casa e que não via a hora de poder retomar”, contou.

POLOS DESCENTRALIZADOS - Para alcançar o maior número de pessoas e horizontalizar o acesso à cultura, a Prefeitura do Recife montou dez polos descentralizados que foram divididos em cinco polos no primeiro final de semana de julho, 01.07 e 02.07, no Barro, Bongi, Brasília Teimosa, Cordeiro e Lagoa do Araçá; e cinco neste segundo final de semana de julho, 08.07 e 09.07, no Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela. Os polos descentralizados apoiam também a economia local, dando a oportunidade de pequenos comerciantes colocarem à venda tradicionais comidas típicas populares e juninas. Com muito festejo, decoração junina e alegria do povo, os polos reuniram aqueles que estavam com saudades de celebrar o São João.

SÃO JOÃO SOLIDÁRIO - Conclamando a solidariedade, o São João do Recife convoca a população que vier ao Sítio Trindade a trazer donativos para as famílias atingidas pelas chuvas. Logo na entrada do parque mais junino da capital, um ponto de coleta receberá alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal e fraldas descartáveis para bebês, durante todo o calendário festivo, das 12h às 22h.