No Dia do Estudante, alunos do Recife visitam centros tecnológicos e preparam desenhos de robôs para exposição
Os estudantes da Rede Municipal vão fazer desenhos que representem a concepção deles de robôs humanoides, para depois receberem a visita dos robôs em sala de aula
Nesta segunda-feira (11), quando é celebrado o Dia do Estudante, os alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife vão preparar desenhos e objetos de robôs para uma exposição e alguns vão visitar centros tecnológicos da cidade, como parte do Programa Robótica na Escola. A partir desta segunda, os alunos serão convidados a desenhar ou produzir objetos que representem a compreensão que eles têm de um robô humanoide. Até sexta-feira (15), os trabalhos podem ser feitos a mão, com desenhos e origami, por exemplo, ou podem ser feitos no computador. Os trabalhos serão expostos no Centro de Tecnologia (Cetec), no bairro da Boa Vista, em data ainda a ser definida.
Segundo o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, essas atividades culminarão com a visita que os robôs humanoides, batizados de NAO, farão às unidades de ensino. “Neste mês vamos iniciar a caravana dos robôs NAO nas escolas municipais, para desenvolver atividades que se integrem ao projeto político pedagógico e aos projetos didáticos elaborados pelos professores. Por isso propomos que, a partir desta semana, os professores discutam o tema robótica humanoide com seus estudantes por meio de atividades que se adéquem a cada faixa etária. Acreditamos que as representações dos alunos produzidas nesta etapa possam contribuir com o processo”, afirmou o professor Francisco.
Muitos alunos da Rede Municipal de Ensino passaram a ter aula de robótica em fevereiro deste ano, quando a Secretaria de Educação do Recife começou a implementar o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com duas linhas de trabalho: a dos robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM e a da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes só têm contato quando vão a aulas no Cetec ou em eventos promovido pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. Somente a partir deste mês, eles receberão a visita dos robôs humanoides na própria escola.
Na tarde desta segunda, um grupo de 45 alunos também vai visitar o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), ambos na Cidade Universitária. No Cetene, os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Tejipió terão a oportunidade de conhecer os laboratórios de nanotecnologia e também de genética, onde é feita a clonagem de plantas, além do Centro de Microscopia Eletrônica e outras áreas do Ceten. Já no CRPN, os alunos vão ver os laboratórios de medição de radiação, laboratórios de fusão nuclear (que estudam a energia nuclear) e a fábrica de radiofármacos, que produz remédios radioativos para a saúde, com substâncias capazes de detectar e tratar doenças como câncer.
Segundo o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, o objetivo da visita aos dois importantes centros tecnológicos da cidade é motivar as crianças e adolescentes para a ciência e a tecnologia em várias áreas. “Muitos itens tecnológicos estão chegando às escolas, mas os alunos ainda não têm aproximação com setores do desenvolvimento científico e tecnológico que funcionem de fato entre a pesquisa e a aplicação na sociedade e na indústria. Com este passeio pedagógico, os alunos estarão indo além das tecnologias da escola. Eles vão conhecer as tecnologias do futuro”, ressalta Francisco Luiz dos Santos.
LIÇÃO DE VIDA – O Dia do Estudante também foi escolhido como data para a aula inaugural dos cursos gratuitos de alfabetização para jovens, adultos e idosos do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado. “Vamos aproveitar a data para fazer uma homenagem a esses alunos que, após tantos percalços, retornam às bancas escolares”, afirma a gestora local do Programa Lição de Vida/ Brasil Alfabetizado, Leila Loureiro. O evento será no auditório Tabocas, no Centro de Convenções, às 18h30.
Nesta semana, os 172 alfabetizadores voluntários e coordenadores vão concluir as formações para começar a dar aula para as primeiras turmas a partir do dia 18. Mais de 2.600 jovens, adultos e idosos se inscreveram nos cursos de alfabetização oferecidos pela Secretaria de Educação do Recife. O curso tem duração de oito meses, e as aulas serão ministradas nas escolas municipais e em outros espaços públicos, como igrejas e associações.
De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, a capital pernambucana tem cerca de 100 mil analfabetos. Um dos objetivos do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado é reduzir esse índice e fazer com que no mínimo 75% dos alunos que passaram pelo programa tenham vaga garantida para continuidade dos estudos e consigam concluir o Ensino Fundamental I e II (2º ao 9ª ano), nas turmas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Programa Lição de Vida é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem o objetivo de incentivar a retomada dos estudos, sendo o passo inicial para o processo de Educação de Jovens e Adultos.