NOTÍCIAS

Educação | 11.08.15 - 14h50

Cerca de mil alunos da rede municipal comemoram o Dia do Estudante

img_alt

Durante todo o dia, alunos realizam apresentações culturais na EFAER Paulo Freire. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Para comemorar o Dia do Estudante, a Prefeitura do Recife reuniu, nesta terça-feira (11), cerca de mil alunos da rede municipal para um grande evento cultural. A 1º Mostra de Talentos teve a participação de estudantes dos Anos Iniciais até a Educação de Jovens, Adultos (EJA), de 30 unidades de ensino. Na mostra, realizada pela Secretaria de Educação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, foram apresentados trabalhos criados pelos próprios jovens.
Pela manhã, os alunos dos Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) dançaram, cantaram, declamaram poemas e realizaram dramatizações musicais. O foco foi nas artes marciais, em especial Taekwondô e Karatê. Os estudantes da Escola Municipal Serviço Social de Belém se apresentaram em forma de coral com as músicas As Letras do Alfabeto, que faz parte CD do projeto Nas Ondas da Leitura, e Conquistando o Impossível.
A estudante do 5º ano Myriam Vitória, 9 anos, participou da apresentação e disse ter adorado. "Estou achando bem divertido. Eu e minha turma ensaiamos muito. É bom ser privilegiada e receber elogios", conta a estudante. À tarde, é a vez dos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) se apresentarem; à noite, haverá muito canto e frevo com a apresentação das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Talentos - De acordo com a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, Renata Jatobá, a mostra busca colocar o estudante em evidência, para que eles descubram o próprio talento. "Nosso foco é destacar cada vez mais o estudante. Todas as temáticas são voltadas para eles, sempre colocando-os como protagonistas e mostrando de que eles são capazes", destaca Renata.
Para Ana Flávia Rolim, chefe da Divisão de Educação Infantil, é importante a interação entre as crianças para melhorar o desenvolvimento e agregar conhecimentos. "O evento vem prestigiar o Dia do Estudante e também permite que eles socializar e expor os trabalhos que desenvolveram", relata.