NOTÍCIAS

| 11.08.15 - 09h31

​Estudantes de creches municipais do Recife recebem vacina contra Poliomielite

img_alt

A vacina de pólio é indicada para crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. (Foto: Divulgação)

A abertura da Pré-Campanha de Vacinação contra Poliomielite, da Secretaria de Saúde do Recife, aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), na Creche Isabel Silvana Melo de Andrade, no Ibura. No local, as crianças foram recebidas pela turma do Zé Gotinha, símbolo da campanha. Até a próxima sexta-feira (14), técnicos do Programa Nacional de Vacinação visitarão 75 creches da Prefeitura do Recife para aplicar a vacina em cerca de 6,5 mil alunos. A vacina de pólio é indicada para crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade.

A dona de casa Sandra Maria Rodrigues aproveitou para levar os três netos logo cedo. "Achei ótimo esse ponto de vacinação, porque as crianças tomaram rapidinho. Não tem desculpa para não vir". Os pais que estavam com a caderneta de vacinação desatualizada não perderam tempo e fizeram como dona Joselma da Silva. “Além da gotinha, trouxe meu filho para tomar a vacina Pentavalente e as outras que faltavam”, afirmou a dona de casa.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde não ocorre casos da doença há 26 anos. “Enquanto houver países apresentando a doença, existe risco de o poliovírus chegar ao nosso país, por isso que é importante vacinar as crianças. Não podemos descuidar”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

O Dia D em todo o Brasil vai acontecer neste sábado (15), e, na capital pernambucana, os pais devem levar as crianças em um dos 174 postos fixos e 212 volantes espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade. Do dia 17 ao dia 31 de agosto, a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Deverão ser vacinadas pelo menos 95% das 93.370 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Fotos: Cortesia/Secretaria de Saúde do Recife