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Educação | 11.08.16 - 10h11

Mini blogueiras conhecem Creche-escola do Iraque

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As pequenas blogueiras e youtubers conheceram o modelo padrão da Creche-escola Recife e passaram a tarde brincando com os alunos da rede municipal (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Seis mini blogueiras e youtubers passaram a tarde desta quarta-feira (10) na Creche-escola do Iraque, na Estância, onde conheceram o padrão da Creche-escola Recife e brincaram com os pequenos estudantes da rede municipal de ensino. Estudantes de colégios privados, Júlia Mota, Letícia Souto Maior, Beatriz Valle, Letícia Cavalcante, Carolina Bispo e Marina Chaves entraram pela primeira vez numa unidade de ensino pública, onde puderam conhecer todos os detalhes da instalação de 1.091 m²: salas de aula, refeitório, cozinha, biblioteca e espaço tecnológico, onde ficam as mesas educativas que auxiliam na alfabetização dos estudantes.

"Eu nunca tinha visto na minha vida uma mesa dessa. Na minha escola só tem computador normal. Nunca imaginei um lugar assim. Aqui é grande demais, maior que meu colégio", disse Júlia, que aos 7 anos já acumula mais de 35 mil seguidores no Instagram. "Eu quero ficar aqui pra sempre. A sala que eu mais gostei foi a dos bebês", contou Letícia Souto Maior, miss Pernambuco mirim que vai disputar o miss Brasil no fim do mês.

Com um investimento de cerca de R$ 2 milhões na unidade de ensino que tem todas as salas climatizadas, a Creche-escola do Iraque atende 107 alunos de 0 a 5 anos, do berçário ao grupo 5 da Educação Infantil. Nos últimos quatro anos, outras nove creches-escolas e cinco escolas foram construídas neste novo padrão de qualidade estrutural e pedagógico adotado pela Prefeitura do Recife em seus equipamentos, como parte do Programa Escola do Futuro. Somente para a Educação Infantil, já foram criadas mais de 1.300 novas vagas desde 2013, com investimentos que chegam a R$ 18,6 milhões.

"Minha filha estudou numa escola muito boa quando era menor, mas não tinha uma estrutura boa como essa. Ao crescerem vendo uma estrutura assim, esses alunos não vão querer, mais pra frente, estudar numa escola ruim e sem robótica. Desse jeito, não tem como não gostar de vir para a escola", avalia a empresária Paula Chaves, mãe de Marina. "É de extrema importância que as meninas conheçam uma realidade diferente da delas", avalia a administradora Roberta Valle, mãe de Beatriz, que tirou diversas fotos com os bebês e ainda leu as historinhas de um livro para os pequenos.

O grupo de meninas e mães também conheceu um pouco da metodologia de ensino das creches-escolas, que é focada na ludicidade e no desenvolvimento da autonomia da criança. A gestora, a coordenadora e representantes da Secretaria de Educação do Recife mostraram os ateliês ou salas temáticas onde as crianças têm aula. "O lúdico faz parte do nosso currículo. As brincadeiras estão presentes em todos os momentos da Educação Infantil. As crianças aprendem brincando. Para nós que trabalhamos com desenvolvimento infantil, brincar é o caminho", explicou a coordenadora Carla Adriana Araújo.

OLIMPÍADAS - Para entrar no clima das Olimpíadas do Rio 2016, durante esta semana, a Creche-escola do Iraque está realizando uma olimpíada interna, assim como diversas outras unidades de ensino municipais.  “Olimpíadas 2016: o esporte como ferramenta de inclusão social” é o tema de agosto do Projeto Estudante Protagonista do Mês, iniciativa atrelada ao tema do ano letivo, que está relacionado ao protagonismo estudantil, e já levou às unidades de ensino discussões sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, bullying e preservação do meio ambiente, entre outros assuntos. A culminância do projeto será na próxima sexta, na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra.

A Creche-escola do Iraque recebeu atletas e ex-atletas para realizarem atividades com os pequenos alunos e promoveu competições como a corrida de engatinhar,  basquete de cano, corrida com obstáculos e disputa de dados. Os estudantes ainda deram uma volta olímpica na comunidade e se revezaram para carregar a tocha. "Hoje a gente deu a volta olímpica igual às olimpíadas e ainda tomou banho de mangueira quando chegou. A gente também aprendeu sobre judô e jogamos com a raquete pra lá e pra cá", disse Milena Vitória Silva, 4, aluna do grupo 3, referindo-se ao badminton.

De acordo com a gestora da creche-escola, Isleide Rocha, cada turma pesquisou e assistiu a vídeos sobre uma modalidade esportiva, como natação, judô, badminton e futsal. "Cada grupo aprendeu mais sobre um dos continentes representados pelos arcos olímpicos. Ainda aproveitamos para preparar com eles comidas típicas de alguns países, como crepe, yakisoba, tapioca e cachorro quente", explicou a professora.