Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 11.08.21 - 13h49

Ponte Estaiada e Geraldão recebem iluminação cênica em alusão ao Agosto Lilás

img_alt

Iluminação visa intensificar a divulgação e conscientizar a população sobre a Lei Maria da Penha. No dia 29, os locais ganham as cores roxo, rosa, branco, laranja e vermelho em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
 
Um dos principais cartões postais do Recife recebeu iluminação especial. Em comemoração ao Agosto Lilás, data que visa intensificar a divulgação e conscientizar a população sobre a Lei Maria da Penha, um marco para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Ponte Estaiada, que fica no bairro do Pina, e o Geraldão, na Imbiribeira, receberam coloração lilás. Durante todo o mês, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, realiza ações, para marcar a data.
 
“O Agosto Lilás é uma forma de marcar mais fortemente as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvidas ao longo do ano, sensibilizar ainda mais a população sobre o tema e anunciar novidades. Nossa resposta ao problema, agravado com a pandemia, é ofertar um serviço mais próximo das mulheres, que estimule as denúncias de violência, como as Salas da Mulher, nos Compaz, e uma maior disponibilidade de equipes capacitadas para o atendimento das vítimas, como a entrega do Clarice Lispector 24 horas. São duas ações que buscam fortalecer as políticas de públicas de proteção a mulher em situação de violência, ampliando os serviços do Centro de Referência Clarice Lispector”, afirmou a secretaria da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.
 
A iluminação especial dos locais até o dia 31 de agosto, porém, exclusivamente  no dia 29, os equipamentos irão ganhar as cores roxo, rosa, branco, laranja e vermelho em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica.  Para fechar as comemorações, no dia 29, a Secretaria, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, vai realizar uma grande bicicleata, com o circuito Derby - Praça do Arsenal.
 
Na última semana, a Secretaria da Mulher deu início às comemorações dos 15 anos da lesgislação Maria da Penha com a descentralização do Centro de Referência Clarice Lispector, que agora atende nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder Camara, no Coque; e no Ariano Suassuna, no Cordeiro. As Salas da Mulher de cada Compaz vão ser responsáveis pelo primeiro acolhimento. O atendimento e o acompanhamento posteriores poderão ser feitos também na sede do Centro.
 
Também foi entregue a nova casa Centro de Referência Clarice Lispector, que passa a ofertar atendimento presencial 24 horas e pernoite para as mulheres em situação de violência doméstica e sexista. O centro conta com uma equipe multidisciplinar com seis psicólogas, cinco advogadas, três assistentes sociais e uma educadora social. O atendimento acontece das 7h às 19h, além do horário estendido do plantão da pernoite, com as educadoras sociais.