Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 11.08.22 - 13h48

Criatividade para conhecer o Recife

img_alt

Semanalmente, o Olha! Recife oferece passeios gratuitos e guiados por atrativos turísticos da cidade. Inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (12), a partir das 9h (Foto: Iggor Gomes/PCR)

O Olha! Recife abre as inscrições para novos passeios nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o Olha! Recife é uma opção de lazer que oferece várias oportunidades de passeios para que as pessoas conheçam a cidade, sua história e curiosidades dos inúmeros atrativos turísticos disponíveis.

 

No sábado (13), o roteiro a pé fará o Circuito Joaquim Nabuco, dedicado a uma das figuras mais importantes do movimento abolicionista brasileiro. Saindo às 9h da Praça do Arsenal, os participantes vão conhecer ruas e atrativos que têm história relacionada com a abolição da escravatura, passando pela Rua do Bom Jesus, Teatro Santa Isabel, Praça Joaquim Nabuco e Rua Imperatriz.

 

O passeio de ônibus, que será realizado na tarde deste mesmo dia será um tour pelos Mercados Públicos do Recife. Com saída da Praça do Arsenal, este roteiro levará os participantes do Olha! Recife para conhecer a história de grandes mercados como o de São José, da Madalena, de Casa Amarela e o da Boa Vista.

 

Domingo (14) tem passeio em homenagem aos estudantes, em alusão ao dia do estudante, celebrado dia 11 de agosto. Neste tour a pé os participantes irão conhecer os antigos colégios do Recife, passando pelo antigo Liceu, Convento do Carmo, antigo Colégio Jesuíta, Carneiro Leão, Luiz Delgado, IEP e Ginásio Pernambucano. Este passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal.

 

Já o tour de bike terá o tema Burle Marx, em homenagem ao paisagista que assina diversos cenários recifenses. Saindo do Parque da Jaqueira, às 9h, os participantes vão passar também pela Praça do Entroncamento, Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha e Praça da República. 

 

Na quarta-feira (17), o tema será Caminhos de Pedra. Este roteiro integra a programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Os inscritos irão conhecer as ruas e calçadas de pedras portuguesas, observando os detalhes diferenciados de cada uma delas. Serão percorridos trechos do bairro do Recife, como a Praça do Arsenal, Avenida Rio Branco, Avenida Marquês de Olinda, Praça da República, Rua do Imperador e Camboa do Carmo. Este passeio sai às 14h, da Praça do Arsenal.

 

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e comandados por guias de turismo. São mais de 300 roteiros diferentes realizados ao longo do ano.

 

CAMINHADA CULTURAL - Fortalecendo o Centro do Recife enquanto destino turístico e também incentivando a disseminação sobre a cultura e história da cidade, o Olha! Recife realiza, todas as sextas-feiras, passeio com o tema Caminhada Cultural. A saída será às 9h30, da Praça do Arsenal. De lá o grupo irá passar por locais como Marco Zero, Torre Malakoff, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, entre outros.

 

 

SERVIÇO 

Olha Recife a pé - Circuito Joaquim Nabuco

Data: 13/08 (sábado)

Horário: 9h

Local: Praça do Arsenal

Inscrições 12/08  a partir das 09h nowww.olharecife.com.br.

 

Olha Recife de ônibus - Circuito dos Mercados Públicos

Data: 13/08 (sábado)

Horário: 9h

Local: Praça do Arsenal

Inscrições 12/08 a partir das 09h nowww.olharecife.com.br.

 

Olha Recife a pé - Antigos Colégios do Recife

Data: 14/08 (domingo)

Horário: 9h

Local: Praça do Arsenal

Inscrições 12/08 a partir das 09h no www.olharecife.com.br.

 

Olha Recife de bike - Circuito Burle Marx

Data: 14/08 (domingo)

Horário: 9h

Local: Capela do Parque da Jaqueira

Inscrições 12/08 a partir das 09h no www.olharecife.com.br.

 

Olha Recife a pé - Caminhos de Pedra

Data: 17/08 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Praça do Arsenal

Inscrições 12/08 a partir das 09h no www.olharecife.com.br.

 

Olha Recife a pé - Caminhada Cultural (Recife Walking Tour)

Data: 19/08 (sexta-feira)

Horário: 9h30

Local: Praça do Arsenal

Inscrições 17/08 a partir das 09h no www.olharecife.com.br