Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.08.22 - 14h12

Prefeitura do Recife, pioneira no Estado, lança Protocolo dos Centros de Parto Normal do município

img_alt

Pautado nas evidências científicas mais atuais, o documento foi elaborado para apoiar tecnicamente as equipes multiprofissionais que compõem os CPN das maternidades da Rede Municipal de Saúde. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

A Prefeitura do Recife lançou, na noite desta quarta-feira (10), o Protocolo dos Centros de Parto Normal (CPN) do município, como parte do Recife Cuida, um pacote de R$ 400 milhões em investimentos que vai promover a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Este documento foi elaborado para apoiar tecnicamente as equipes multiprofissionais que compõem os CPN das maternidades da Rede Municipal de Saúde. Além disso, será um importante instrumento para promover o desenvolvimento de um ambiente acolhedor à pessoa gestante e sua família, durante o trabalho de parto, parto e puerpério, com respeito à fisiologia, autonomia e privacidade.  

Na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife já disponibiliza dois CPN: um na Maternidade Prof. Barros Lima, em Casa Amarela, e outro no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. O Recife Cuida ainda promoverá a inauguração de outros dois Centros, sendo na Maternidade Prof. Bandeira Filho, em Afogados; e outro na Maternidade Prof. Arnaldo Marques, no Ibura. Esses espaços fazem parte dos inúmeros esforços que a Rede Municipal vem desenvolvendo para atingir as diretrizes do Programa de Humanização do Nascimento. Para compor esses Centros e oferecer uma assistência qualificada, a Prefeitura do Recife nomeou 104 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O Protocolo sistematiza as situações clínicas, orientações de acolhimento na triagem obstétrica e os respectivos critérios para admissão das pacientes nos CPN, além de reunir as normas e rotinas destes espaços. O documento passou por revisão junto aos trabalhadores da Rede Municipal de Saúde e tem as informações pautadas nas evidências científicas mais atuais, com validação do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Com o novo protocolo, toda gestante durante o acompanhamento de pré-natal deverá ser informada sobre a sua maternidade de referência, isto é, a unidade de atendimento hospitalar onde será atendida em situação de trabalho de parto ou intercorrência clínica de urgência e/ou emergência. A gestante terá garantida a visitação do CPN antes do parto e internamento na unidade vinculada, sendo o Hospital da Mulher do Recife a referência nos casos de alto risco. 

O Recife é pioneiro no estado na construção de uma Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, com investimentos em equipes multiprofissionais, construção de CPN, vinculação territorial às maternidades e pré-natal, além de acesso facilitado ao Dispositivo intrauterino (DIU) pós-parto. 

“Fazer o lançamento deste protocolo de forma tão articulada nos dá uma grande chance de promover mudanças no sistema de saúde do nosso município. Esse momento abre as portas para    promover o diálogo com a rede de profissionais e avançar, cada vez mais, para tornar o nascimento de crianças, no Recife, um momento ainda mais acolhedor, digno e humanizado”, destacou o secretário executivo de Regulação, Média e Complexidade do Recife, Aristides Oliveira.

Os Centros de Partos Normal contribuem para reduzir a mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério, oferecendo atendimento humanizado e de baixo intervencionismo para uma melhor assistência ao parto normal. As práticas obstétricas realizadas nestes ambientes respeitam as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, contribuindo também para o respeito à fisiologia, autonomia e privacidade da gestante e família.