Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 11.08.22 - 19h08

Secretaria da Mulher realiza formação na PRF sobre assédio moral e violência contra a mulher

img_alt

O encontro teve como objetivo sensibilizar os agentes sobre a importância de combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Corregedoria da instituição e Comissão da Mulher também vão participar de capacitação. (Foto: Divulgação/PCR)


A Secretaria da Mulher realizou nesta quinta-feira, 11, no auditório da sede da Polícia Rodoviária Federal, no Pina, a palestra "Assédio Moral e Violência Contra a Mulher". A ação, uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, tem como objetivo  sensibilizar os agentes sobre a importância de combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, como também fortalecer as ações que visam debater a importância de combater a violência contra a mulher.

Rayane Oliveira, técnica de enfrentamento à violência da secretaria da mulher, afirmou estar feliz com o convite, pois mostra a preocupação da PRF em garantir uma ambiente de trabalho livre de assédio para todas as pessoas que trabalham na instituição. "Nosso objetivo hoje foi dar as ferramentas para que garantir que as mulheres, mesmo em um ambiente predominantemente masculino, como é na PRF, estejam seguras e tenham acesso a denúncia num espaço humanizado, de escuta ativa.  Isso por muito tempo foi negado. A sociedade não acolhe quando ela decide denunciar, e quando ela denuncia, trata ela com julgamentos, o que faz elas recuarem nesta denúncia”, destacou.   

Antônio Vital, superintendente da PRF em Pernambuco falou sobre a parceria com o Centro Clarice Lispector. “Estou muito feliz com o apoio da Secretaria da Mulher neste trabalho de conscientização para um ambiente de trabalho mais tranquilo. A comissão da Mulher da PRF tem encampado um trabalho preventivo e às vezes, infelizmente reativo, que é o que queremos evitar. Nós queremos fazer uma prevenção efetiva. Nós não queremos que isso se vincule a uma preocupação disciplinar dentro da instituição. É uma questão de vida. Estamos abertos para qualquer ação que a secretaria possa propor, para em conjunto com a instituição possamos trabalhar em todo o estado”, pontuou.

A palestra abordou os papéis sociais e as diferenças entre os gêneros, diferenças entre misoginia e machismo e violência contra a mulher. Também foi abordado assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, as formas de assédio e suas consequências, marcos legais de enfrentamento à violência, como a divulgação de toda rede de suporte da Secretaria da Mulher, para vítimas de violência doméstica e sexista. A palestra reuniu cerca de 60 agentes, homens e mulheres. 

Caroline Brito, integrante da comissão estadual dos Direitos da Mulher, da PRF, explicou que o convite surgiu da necessidade de discussão sobre igualdade de gênero dentro do órgão. "Este é um tema que está presente no dia a dia, e que em conversas com as colegas constatamos um grande número de subnotificação. Nós entendemos a urgência da necessidade de falar sobre, porque muitas vezes a mulher nem sabe que está passando por assédio, que estão sendo vítimas. Espero que as sementes tenham sido plantadas e que todos tenham captado a informação e estejam mais atentos e atentas à questão do assédio no ambiente de trabalho”, pontuou.