Saúde | 11.08.25 - 12h50
Centro de Saúde Mário Ramos será transformado em USF Mais pela Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitaram, na manhã desta segunda-feira (11), as obras de requalificação da Unidade Básica Tradicional (UBT) Mário Ramos, em Casa Amarela (Rua Oscar de Barros, s/n). A unidade está passando por uma reforma de toda sua estrutura, com renovação de equipamentos e mobília, e será transformada em Unidade de Saúde da Família Mais (USF +), ganhando novas equipes, serviços e horário ampliado de atendimento à população. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a nova USF + será entregue à população até o final de novembro deste ano.
"Aqui temos quatro novidades: a primeira é uma estrutura completamente nova, toda requalificada. A segunda é o aumento das equipes de Saúde da Família, com três equipes, e três equipes de Saúde Bucal", explicou João Campos. "Outra novidade é que aqui vai ter uma Farmácia da Família. Nós prometemos duplicar as farmácias da família e esta será uma delas, voltada principalmente para medicação controlada. Teremos farmacêutico disponível para atender quem utiliza esse tipo de medicação nessa área da cidade. O quarto ponto é que aqui vai ter uma sala de telesaúde. Para quem for fazer teleconsulta ou teleatendimento, haverá um computador, internet e o espaço adequado para utilizar esse método. Já estamos implantando salas como essa em várias unidades, para que seja possível fazer consultas com especialistas do Recife e de todo o Brasil, através do nosso programa de teleconsulta", disse o prefeito.
A obra de requalificação, dentro do alto padrão de qualidade das USF +, garantirá acessibilidade, climatização, novas instalações elétricas, hidráulicas e ambientes dentro das mais modernas normas da Anvisa para serviços de saúde. Estão sendo construídos consultórios, sala de vacina, de procedimentos e de acolhimento, além de uma Farmácia da Família. Essa obra foi um grande desafio vencido pela equipe de engenharia da Sesau, uma vez que, durante uma manutenção geral, foi verificado que a edificação antiga não possuía suporte estrutural. Por isso, foi necessário fazer a escavação de todo o terreno, encontrar as bases para, então, reerguer a unidade praticamente do zero.
"A USF+ Mário Ramos era uma Unidade Básica Tradicional e agora passa a ser uma USF+ para prestar todo o atendimento básico à população do entorno: consulta médica, consulta de enfermagem, pré-natal, consulta odontológica e a visita dos agentes comunitários nas casas da redondeza", destacou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde. "É mais uma unidade completamente requalificada, climatizada e com várias novidades. Teremos mais uma Farmácia da Família e também uma sala de teleconsulta, já que a saúde do Recife vai investir nessa modalidade para reduzir as filas", acrescentou.
Vale destacar que, a implantação da nova USF+ não muda apenas a vida dos usuários em seu entorno, mas também dos trabalhadores responsáveis por sua requalificação. No caso da Mário Ramos, um dos ajudantes de pedreiro, João Victor, tem 24 anos e trabalhava em bicos pela rua até encontrar um funcionário das obras da Prefeitura do Recife que o comunicou de uma vaga de ajudante de pedreiro e ele então teve a carteira assinada pela primeira vez. Quando perguntado o que fez com seu primeiro salário, disse: "comprei uma TV e um armário para minha mãe e comecei a ajudar ela, já que meu pai tinha morrido e meus outros irmãos são casados. Ela vive de aluguel numa casa com a minha sobrinha."
A Mário Ramos ganhará três novas equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, com potencial para beneficiar um total de 9 mil pessoas desse território da Zona Norte do Recife. Com a entrega, a unidade funcionará de 7h às 19h, sem intervalo, oferecendo consultas com médico de saúde da família, serviços como regulação de consultas e exames especializados, coleta de material para exames laboratorial, atendimento em saúde bucal, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas, realização de curativos, visitas domiciliares pelos agentes de Saúde da Família, programas de controle da hipertensão, diabetes e doenças crônicas, atividades em grupo, acompanhamento pré-natal, planejamento familiar e ações de educação em saúde. Enquanto a unidade estava em obras, as equipes foram temporariamente realocadas para o Centro de Saúde Francisco Pignatari, também em Casa Amarela, onde os usuários continuaram tendo acesso aos serviços, sem interrupção do atendimento.
MAIS ATENÇÃO BÁSICA - Desde o início do projeto de expansão da Atenção Básica no Recife, 61 USF + foram entregues. Além de estruturas novas, mais de 4.600 profissionais aprovados em concurso foram convocados. Com isso, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família no Recife passou de 59% para 80% do território da capital pernambucana.