NOTÍCIAS

Cultura | 11.09.12 - 19h06

Alunos do projeto Inserção na Linguagem das Artes têm vídeos selecionados para festival nacional de Direitos Humanos

“Fazer o Bem Sem Olhar a Quem” e “Um Tiro no Futuro” foram produzidos por jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro

Dois filmes criados por alunos do projeto Inserção na Linguagem das Artes, da Prefeitura do Recife, foram selecionados para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e circulará entre os meses de outubro e dezembro em 26 capitais do Brasil, além do Distrito Federal.

Coordenado e executado pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o projeto Inserção na Linguagem das Artes é uma parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça. Os vídeos selecionados são resultado de uma oficina e um curso de produção de vídeo, ambos coordenados pelo educador social Bruno Cabús.

Participaram da oficina, jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro, bairro eleito pelo PRONASCI como o primeiro Território da Paz do Brasil. O título permitiu o aumento de investimentos estaduais e municipais na comunidade, devido ao alto índice de violência entre jovens identificado no local. O curso de produção de vídeo também foi realizado no mesmo bairro.

O documentário Fazer o Bem Sem Olhar a Quem, de 21 minutos, fala sobre o abrigo Pousada e Abrigo Filhos de Deus, coordenado por Dona Maria Helena, que hospeda pacientes e acompanhantes de Tratamento Fora do Domicílio vindos do interior de Pernambuco e de outros estados do Brasil e que se mantém através de doações. O curso teve duração de quatro meses e foi realizado com 25 jovens da comunidade de Santo Amaro.

Já a produção Um Tiro no Futuro possui 4 minutos e é fruto da oficina de produção de vídeo de animação realizada com 25 jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro, que durou 42 horas e abordou o tema Em Defesa da Vida. A animação apresenta Juninho, um jovem que sonha em ser jogador de futebol, e que todos os dias volta para casa imaginando como será o seu futuro, acreditando que o hoje será diferente.

Projeto Inserção na Linguagem das Artes – Tem como objeto a formação de jovens e adultos visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Recife, através da democratização e descentralização das ações culturais, da construção da identidade cultural e do pertencimento. Para tal, serão ministradas oficinas de literatura em cordel, música, confecção de instrumentos de percussão, fotografia, grafitagem, produção de vídeo, artesanato com reciclagem e bijuteria, que contam com a participação de jovens moradores.