NOTÍCIAS

| 11.09.12 - 18h38

Prefeitura do Recife realiza mostra de trabalhos no Geraldão

Exposição fez parte da última etapa do curso de formação técnica de agentes comunitários de Saúde

Por Junior Aguiar

[caption id="attachment_25800" align="alignleft" width="334"] Exposição fez parte da última etapa do curso de formação técnica de agentes comunitários de Saúde. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

O movimento foi grande no primeiro dia de apresentação da Mostra de Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. Aberto ao público, o evento promovido pela Prefeitura do Recife ocorreu ao longo desta terça-feira (11) no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, Zona Sul da Cidade. A mobilização segue até a próxima quinta (13), sempre das 8h às 16h.

Com muitas de pessoas presentes, entre expectadores, orientadores e os ACSs do Recife, a exposição ocupou todo o pátio externo e parte do lado interno do centro desportivo. Estão em cartaz cerca de 450 iniciativas. A maioria das apresentações se deu em tendas e salas onde os idealizadores dos processos palestravam sobre as intervenções realizadas nas comunidades nas quais atuam.

Um dos destaques foi o trabalho Atividade Física na Terceira Idade, da agente comunitária Ivani Damasceno. Há aproximadamente quatro meses, ela passou a coordenar um grupo de idosos na comunidade Vila Santa Luzia, na Torre, Zona Oeste da capital pernambucana. Nessa terça, a ACS apresentou a experiência, que tem por objetivo promover práticas saudáveis como caminhadas e alongamentos. Ao fim da exibição, a profissional foi bastante aplaudida e parabenizada pelo público que assistiu a palestra.

Sem conter as lágrimas, Ivani comentou a importância do trabalho desenvolvido. “Muitas vezes, as pessoas de terceira idade se sentem sós e são bastante sedentárias. Esse contexto de vida é muito negativo. Com o curso e os trabalhos, pudemos ir além das nossas atribuições e promover oportunidades positivamente diferenciadas nas nossas vidas e nas daqueles com quem atuamos. Nosso trabalho não termina com o fim do curso. A Prefeitura do Recife oportunizou uma melhor formação acadêmica para nós e uma chance sem igual de aprimoramento em áreas específicas, além de adquirir mais experiências”, completou.

Dinâmica - A mostra de trabalhos acadêmicos marcou o encerramento do Curso Técnico de Formação de Agentes Comunitários de Saúde promovido pela Secretaria de Saúde do Recife. Cerca de 1,5 mil profissionais participaram da qualificação, que durou aproximadamente um ano.

Os projetos executados e apresentados tiveram por base abordagens estudadas na qualificação, com relevância para os serviços oferecidos pela Rede nos bairros da Cidade. Eles foram criados dentro de dez temáticas: Atenção à saúde dos agravos prevalentes no Recife; Gênero, Corpo e Sexualidade; Educação Popular em Saúde; Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem de Lixo; Processos de Trabalho; e Saúdes do idoso; bucal; mental; e da criança e do adolescente.