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Finanças | 11.09.15 - 17h32

Atendimento especial e conscientização nos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

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Procon Recife levou informações sobre Direito do Consumidor à Estação Central do Recife. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

O Procon Recife passou a manhã desta sexta-feira (11) em esquema de atendimento especial na Estação Recife do METROREC. A ação foi em comemoração aos 25 anos do Código de Defesa e Proteção do Consumidor, em vigor desde 11 de setembro de 1990. Durante toda a manhã mais de 100 pessoas foram atendidas, puderam registrar suas queixas, receber informações ou simplesmente tirar dúvidas sobre seus direitos enquanto consumidor.

"Hoje é um dia muito especial e o PROCON vem a um local de grande movimentação, como é a Estação Central, trazer seu trabalho para mais próximo da população. Aqui pudemos conscientizar as pessoas sobre seus direitos e fazer atendimentos a consumidores lesados", explicou o Secretário Executivo de Defesa do Consumidor do Recife, José Neves Filho.

A ação foi realizada em parceria com a Associação de Defesa e Cidadania do Consumidor (ADECCON), que também esteve presente com sua equipe de advogados esclarecendo as dúvidas dos consumidores

O aposentado Jairo de Oliveira apresentou um problema de cobrança indevida, com uma operadora de telefonia celular, por um serviço não solicitado. Após ser atendido no posto avançado e um contato do PROCON com a operadora a solução amigável foi encontrada na hora. "Cancelaram o serviço e ficaram de enviar a nova conta com o valor correto na minha casa em cinco dias", comentou o aposentado.

De janeiro a agosto de 2015, o PROCON recife solucionou 80% dos casos recebidos. Dos 3124 atendimentos realizados 2511 foram solucionados, representando 80% de resolutividade. Os demais, 20% dos casos ou se encontram em andamento ou não foram solucionados, onde o PROCON impôs as penalidades cabíveis.

Do total de 3124 atendimentos, 1.165 demandas dos consumidores foram solucionados na hora e 1.240 atendimentos viraram reclamação. Desse total, 936 foram resolvidas através de audiência de conciliação.

O PROCON Recife está aberto para receber os consumidores na Rua
Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, das 7h as 12h, ou por meio do telefone: 0800 28 11 311.