Ciclofaixa de Turismo e Lazer tem mudança de percurso
A partir desde domingo, um pequeno trecho da rota norte será trocado por outro menos sinuoso, entre a Avenida Parnamirim e o Parque Santana
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, anuncia uma pequena mudança no percurso da rota norte, que começa a valer já a partir deste domingo (13). Será extinto o trecho que vai das ruas João Tude de Melo, Dr. João Santos Filho, Igaraçu e Afonso de Albuquerque de Melo (por trás do Hiper Casa Forte) até a praça Compositor Antônio Maria.
A nova ligação sai da Avenida Parnamirim pelas ruas Leonardo Bezerra de Cavalcanti (a partir do Hospital Maria Lucinda até o viaduto), segue por um pequeno trecho na Rua Afonso de Albuquerque de Melo, dela para as ruas Samuel Farias e Jorge Gomes de Sá até desembocar no Parque Santana.
A mudança de percurso, agora menos sinuoso, foi feita para facilitar o acesso dos ciclistas ao Parque Santana e garantir segurança e conforto para os recifenses que aproveitam as folgas pedalando.
Inaugurada em março de 2013, a Ciclofaixa é um convite à prática de exercícios a céu aberto e à interação dos cidadãos com as paisagens e espaços públicos do Recife. O projeto, que reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas aos domingos e feriados, é uma articulação das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano com a iniciativa privada.
O trajeto, todo sinalizado com cones, tem 36,5 quilômetros e corta mais de 30 bairros da cidade, com três rotas que convergem no Marco Zero, no Bairro do Recife. A cada domingo e feriado, são mais de 20 mil recifenses pedalando por alguns dos mais belos cartões-postais da cidade, como o Parque Santana, Sítio Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Parque 13 de Maio, Faculdade de Direito, Teatro Santa Isabel, Praça da República, praia de Boa Viagem, Lagoa do Araçá, Casa da Cultura e muitos outros.