NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 11.09.15 - 17h28

Prefeitura realiza campanha de prevenção às drogas na Taça Recife de Comunidades

Campeonato de futebol da Central Única das Favelas abre inscrições a partir de sábado (12)

Com dinâmicas, rodas de diálogos, brincadeiras e atividades mais descontraídas, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), vai levar informação sobre as consequências do uso e abuso de drogas para os jovens atletas do campeonato da Taça Recife de Comunidades de Futebol (Tareco), que será lançado neste sábado (12), no Parque de Santana, Zona Norte da cidade. Das 8h às 17h, várias apresentações esportivas e culturais acontecerão para dar inícios às inscrições do evento, além de um amistoso entre a Vila Cardeal, detentora do último título, e a Seleção dos Escoteiros. A equipe de prevenção da secretaria realizará atividades para conscientizar os atletas de 13 a 15 anos sobre o uso de substâncias psicoativas, os fatores de risco e proteção.

O encontro marcará o lançamento das inscrições para o campeonato que será realizado nos meses de dezembro e janeiro, com 32 comunidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A Tareco é idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA), parceira da pasta. Mais de mil jovens já atuaram pela Taça Recife de Comunidades e ganharam a oportunidade de construir no esporte uma nova forma de integração social. O presidente da CUFA Pernambuco, Cesár Cronenbold, ressalta a parceria entre a SECOD e CUFA no enfrentamento às drogas. “Trabalhamos em mais de 40 comunidades no Recife. E com a chegada da SECOD, passamos a acreditar que o enfrentamento às drogas é realmente de verdade. Juntos seremos mais fortes nesta luta.”

A representante da equipe de prevenção da secretaria Karla Rodrigues explicou um pouco mais sobre as ações reservadas para o evento. “Além de entregar cartilhas, realizaremos atividades lúdicas com as crianças para que a informação chegue até o universo delas. Queremos que elas compreendam um pouco mais sobre os fatores de risco e proteção que são causados pelo uso e abuso do crack e outras drogas”, explicou. “De forma lúdica, vamos abordar também a prevenção no ambiente familiar, o dia será repleto de dinâmicas para eles”, pontuou Karla.

Durante o lançamento da Tareco, a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano, receberá uma homenagem pelos trabalhos realizados em parceria com a CUFA em prol das comunidades. “É uma honra receber este reconhecimento e também um incentivo a mais para continuarmos trabalhando na prevenção de uso e abuso de drogas psicoativas”, justificou.

A Tareco é uma competição que tem por finalidade promover a integração entre as equipes, as comunidades e os colaboradores do evento a uma cultura de paz e valorização do indivíduo e da educação. Através da qualificação para o esporte, o espírito de equipe e a promoção de campanhas de prevenção nas regiões onde são disputadas as partidas, torna os jovens mais conscientes de seus papéis na sua realidade e entorno.