NOTÍCIAS

| 11.10.11 - 11h01

Artes cênicas fazem a festa no Parque Dona Lindu durante a Virada Multicultural

O grupo Clowns de Shakespeare abre a programação nesta sexta-feira (14)

O teatro e o circo tomam conta do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, durante a Virada Multicultural do Recife. De sexta (14) a domingo (16), o complexo de cultura e lazer recebe cinco espetáculos, todos dentro do clima mambembe, além de concerto da Orquestra Sinfônica do Recife. Evento inédito da Prefeitura do Recife, a Virada Multicultural é realizada por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo. Toda a programação é gratuita.

A abertura, nesta sexta (14) fica por conta do espetáculo da companhia italiana Giullari Del Diavolo, às 17h, e do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, às 20h. As apresentações são realizadas ao ar livre no pátio do parque. A dupla italiana Rosi Zambezzi e Stefano Catarinelli reúne números circenses com malabarismo e humor. Já a montagem do Clowns de Shakespeare - “Sua Incelença, Ricardo III” - cria um diálogo entre o Sertão nordestino e a Inglaterra elisabetana, explorando o universo lúdico do picadeiro, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas. O espetáculo foi criado pelo grupo potiguar em parceria com o encenador Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no país.

“Sua Incelença, Ricardo III” teve estreia no Rio Grande do Norte no final de 2010, recebendo em seguida convites para importantes festivais no Brasil e exterior, como o Festival de Curitiba e o Festival Tchecov 2013, em Moscou. Na encenação, fábula britânica (e universal) do rei Ricardo entra em fricção com o universo da cultura popular nordestina, somando referências do rock inglês contemporâneo (de bandas como Queen e Supertramp) as excelências (popularmente chamadas incelenças), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres nordestinos. O próprio nome do espetáculo é um jogo de palavras com referência a Sua Excelência, pronome de tratamento dedicado a autoridades, em especial para membros da nobreza, com as incelenças, músicas dos funerais nordestinos.

A peça entrelaça os embates familiares pelo poder político ocorridos na Inglaterra e no Nordeste brasileiro, a partir do episódio histórico da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra, ocorrido de 1455 até 1485, entre os Lancaster (rosa vermelha) e os York (rosa branca). No enredo, o personagem principal é Ricardo, o Duque de Gloucester (do clã York), posteriormente o Rei Ricardo III, considerado um dos vilões mais sedutores da dramaturgia universal. Na peça, o monarca ganha ar regional chamado de “O Javali Sanguinário”, “Vil Aranha”, “Sapo Danado”, “Cão Imundo” ou “Porco Espinho”.

FESTIVAL DE CIRCO – No sábado (15) e domingo (16), o Parque Dona Lindu recebe atrações do Festival de Circo do Brasil 2011, evento integrado à Virada Multicultural do Recife. A Banda Mirim (SP) apresenta “Felizardo”, um musical para todas as idades com pitadas circenses e teatrais que passeia pelos caminhos da infância. Ora pela ótica de uma menina ora pela de um menino, o musical é a saga de duas crianças descobrindo o mundo. A dramaturgia parte das canções de Tata Fernandes, Zeca Baleiro e Nô Stopa (posteriormente arranjadas pela Banda Mirim) com texto e direção de Marcelo Romagnoli. O espetáculo será apresentado no sábado (15), às 18h, ao ar livre, com palco voltado para o pátio do parque, sem a necessidade de retirada de ingressos. No domingo (16), o espetáculo é reapresentado, às 11h, no Teatro Luiz Mendonça. Neste caso, os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 10h.

No sábado (15), Cia Brincante de Circo (PE) apresenta, às 21h, o espetáculo “Quatro” no Teatro Luiz Mendonça. De forma simples e brilhante, a apresentação faz uso das diferentes linguagens - circo, teatro, dança, música e ginástica rítmica desportiva – para lembrar os ciclos comemorativos da cultura pernambucana – Carnavalesco, Junino, Afro e Natalino. Os ingressos para “Quatro” serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 20h.

A programação da Virada Multicultural do Recife no Parque Dona Lindu é encerrada no domingo (16) com a apresentação do palhaço italiano Rufino Clown, às 17h, no pátio do parque, seguida de concerto da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), às 17h30. Na apresentação, a orquestra, sob regência do maestro Osman Giuseppe Gioia, executa o 1º movimento de Primavera, do compositor italiano Antonio Lucio Vivaldi, e o 1º movimento da Sinfonia nº 40, do austríaco Mozart. O concerto contará ainda com a participação especial da Banda do Comando Militar do Nordeste e do 7º Grupo de Artilharia de Campanha Regimento Olinda, que junto com a OSR apresentarão a “Abertura 1812”, do russo Tchaikovsky.

SERVIÇO:

Virada Multicultural do Recife no Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem, s/n. (acesso também pela avenida Visconde Jequitinhonha e Rua Setúbal)
Acesso gratuito
Informações: 3355-9821
Sexta-feira (14/10)
17h – Giullari Senza Frontiere (Itália) - Acesso livre
20h – “Sua Incelença, Ricardo III” – Clowns de Shakespeare (RN) - Acesso livre

Sábado (15/10)
18h – “Felizardo” – Banda Mirim (SP) - Acesso livre
21h – “Quatro” – Cia Brincante de Circo (PE) - ingressos distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 20h.

Domingo (16/10)
11h - “Felizardo” – Banda Mirim (SP) - ingressos distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 10h.
17h - Rufino Clown (Itália) - Acesso livre
17h30 – Orquestra Sinfônica do Recife - Acesso livre