NOTÍCIAS

| 11.10.11 - 12h34

Prefeito visita Unidade de Transplantes do IMIP

João da Costa conversou com pacientes, e destacou a importância da doação de órgãos

[caption id="attachment_6883" align="alignright" width="334" caption="Fernando Silva"][/caption]



Um ano após o bem sucedido transplante renal, realizada no dia 11 de outubro do ano passado, no Hospital Samaritano, em São Paulo, o prefeito do Recife, João da Costa, visitou, na manhã desta terça-feira (11), a Unidade de Transplantes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Acompanhado do secretário de Saúde, Gustavo Couto, o gestor foi recepcionado pelos superintendentes da Instituição, Giliatt Falbo e Fátima Rebelo, e pelo coordenador da Unidade Geral de Transplantes, Amaro Medeiros.

É um duplo sentimento de solidariedade. Primeiro por estar relembrando o passado e depois pela satisfação de ver de perto que temos em Recife um centro de transplante, referência no Brasil, formado por equipes médicas e auxiliares competentes e dedicadas, que salva vidas. Espero que os meus companheiros transplantados possam ter uma vida tão boa como a que tenho hoje”, disse João da Costa.

O prefeito disse ainda que a Prefeitura vai avaliar a possibilidade de destinar parte da renda do Baile Municipal para a melhoria da estrutura das unidades de transplantes. “É importante contribuir para a doação de órgãos e incentivar a melhora da estrutura das centrais de transplantes e até das unidades hospitalares. Na gestão estamos qualificando a rede de unidade básica para garantir o diagnóstico precoce, o que facilita na recuperação”, afirmou.

Durante a visita, o gestor conversou com pacientes, que aprovaram a visita. “É um estimulo para nós, pois, é diferente ver uma pessoa pessoalmente; ele é um bom exemplo de que o transplante pode dar certo. A vinda dele aqui incentiva pacientes e familiares a encarar a realidade da cirurgia”, disse o motorista José Maria Mota, do Cabo de Santo Agostinho, que fez transplante renal na última quinta-feira (6).