NOTÍCIAS

| 11.10.12 - 16h45

Saúde do Recife orienta sobre a importância da alimentação saudável entre os pequenos

Nutrição adequada é essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças

Por Junior Aguiar

A Secretaria de Saúde do Recife, aproveitando o Dia das Crianças, celebrado nesta sexta-feira, 12 de outubro, orienta a população sobre práticas de alimentação saudáveis para a garotada. Como explica a nutricionista do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (Napi), Rafaela Fernandes, a nutrição adequada é requisito essencial para o crescimento e o bom desenvolvimento dos pequeninos.

Segundo a especialista, é preciso que os pais ou responsáveis fiquem atentos à maneira apropriada de alimentar as crianças. Para assegurar um crescimento saudável, as práticas variam de acordo com a idade. É o caso dos recém-nascidos, por exemplo. Até os seis meses de idade, o ideal é que os bebês sejam nutridos exclusivamente com leite materno, dispensando até água.

Após esse período, pode-se oferecer progressivamente outros alimentos como frutas, verduras, legumes, raízes, grãos e cereais, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. A dica é acostumar as crianças aos poucos, amassando a comida com um garfo antes de servir. Nada de bater no liquidificador ou oferecer na mamadeira. Assim, elas vão se habituando à consistência dos novos itens do cardápio.

É importante salientar que produtos industrializados não devem ser consumidos por meninos e meninas com menos de dois anos de vida. Após esse período, a criança está apta a consumir a mesma alimentação do restante da família.

Rafaela Fernandes destaca que os pais ou responsáveis devem dar bons exemplos também no que se refere à alimentação. “Na hora de fazer as compras é interessante evitar alimentos ricos em sódio, gordura e açúcar, como salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes”, aponta.

De acordo com a nutricionista, é imprescindível não desistir de oferecer alimentos saudáveis nas primeiras recusas da criança. Para adaptar o paladar dela e criar um hábito benéfico, é indispensável insistir na oferta, variando e procurando usar a criatividade para tornar o alimento mais atraente.

A má alimentação infantil favorece o surgimento de problemas como anemia, baixa imunidade, complicações respiratórias e baixo ou excesso de peso, além de causar problemas variados. “Não só o crescimento físico é afetado, mas o desenvolvimento cognitivo, provocando déficit de atenção e no aprendizado. Isso justifica ainda mais a importância de uma alimentação saudável”, informa Rafaela.

Para a nutricionista, os pais ou responsáveis devem ficar atentos também ao que suas crianças consomem fora de casa. Produtos que causam prejuízos à saúde, como refrigerantes, sucos industrializados, salgadinhos, frituras e doces não deveriam fazer parte da merenda escolar, que é uma refeição quase diária. É preferível incluir no lanche frutas, sucos naturais, biscoitos sem recheio, sanduíches saudáveis, saladas e outros.