NOTÍCIAS

Cultura | 11.10.13 - 14h36

Encontros de sensibilização marcam a Semana Nacional de Redução de Desastres

[caption id="attachment_39458" align="alignleft" width="680"] Atividades reuniram cerca de 300 moradores de áreas de risco, entre a última terça-feira (8) e hoje (10). (Foto: Carlos Augusto/PCR)[/caption]

Cerca de 300 moradores de áreas de risco participaram das atividades realizadas pela Prefeitura do Recife em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres, entre a última terça-feira (8) e hoje (quinta-feira, 10). Os encontros de sensibilização foram organizados pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) com o objetivo de orientar a população sobre a importância de práticas seguras para a prevenção de situações de risco.

Representantes de localidades como Dois Unidos, Água Fria, Ibura, Coqueiral, Guabiraba, Alto José Bonifácio, Totó, Sítio dos Pintos, Córrego do Inácio, entre outras, participaram do ciclo de reuniões que faz parte da política de proteção e busca contribuir para o aumento do senso de percepção de risco das pessoas que moram nessas áreas. "É importante mobilizar a população, estimulando a adoção de práticas seguras no enfrentamento a situações de risco para que possamos construir cidades mais seguras", pontuou a gerente de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira.

Para Adenísio Pereira, morador de Jardim Teresópolis 2, a iniciativa foi bastante válida. “Eu participei do encontro para aprender sobre prevenção e para repassar as informações para outros moradores da minha comunidade”, disse. Bia Nascimento, moradora dos Coelhos, também aprovou a atividade. “Pudemos discutir sobre os nossos bairros e tirar dúvidas”.

NACIONAL – Instituída pelo Decreto de 26 de setembro de 2005, a Semana Nacional de Redução de Desastres, comemorada sempre na primeira quinzena de outubro, é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa – principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.