NOTÍCIAS

Cultura | 11.10.13 - 18h52

Vacinação Contra a Violência destaca a importância das boas escolhas

As crianças serão estimuladas a refletir sobre situações que envolvem bullying, respeito aos mais velhos, descarte de lixo e poluição sonora. (Foto: Marcos Pastich / PCR) As crianças serão estimuladas a refletir sobre situações que envolvem bullying, respeito aos mais velhos, descarte de lixo e poluição sonora. (Foto: Marcos Pastich / PCR)

No Dia das Crianças, uma grande ação de cultura cidadã, promovida pela Secretaria de Segurança Urbana do Recife, vai conscientizar meninos e meninas de até 12 anos sobre a importância de fazer boas escolhas. A Vacinação Contra a Violência será realizada nos parques Dona Lindu, Jaqueira, 13 de Maio, Dois Irmãos e na Academia da Cidade dos Torrões, neste sábado (12), das 8h às 17h. Através de um jogo eletrônico, os participantes serão estimulados a refletir sobre situações que envolvem bullying, respeito aos mais velhos, descarte de lixo e poluição sonora. A ação integra o Pacto Pela Vida do Recife.

Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 90, a iniciativa pretende incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro. Os participantes, acompanhados por um responsável, irão assistir a pequenos vídeos interativos e escolher qual a melhor decisão a ser tomada em cada um deles. As peças vão reproduzir situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola. Ao final, as crianças estarão, simbolicamente, vacinadas contra a violência e receberão uma fita branca. Serão disponibilizados 10 tablets em cada polo. A expectativa é vacinar entre 10 mil e 15 mil crianças.

No Parque da Jaqueira, às 10h, além dos jogos interativos, haverá palestra e oficina com o artista gráfico Rafa Matos, que ficou conhecido por seu trabalho de cultura de paz, onde estimula as pessoas a plantarem amor para colherem o bem. A Vacinação Contra a Violência teve consultoria da CPPL, especializada em psicologia infantil, e conta com o apoio da Fundação Bernard van Leer, que trabalha com prevenção à violência contra crianças em diversos países do mundo.

Até o final do mês, os vídeos serão distribuídos para a rede municipal de ensino, onde poderão ser trabalhados em sala de aula. Além disso, um professor de cada uma das 322 escolas será capacitados sobre cultura de paz para utilizar o jogo com os estudantes.

Obs.: O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, estará disponível para entrevistas, nesta sexta-feira (11), às 16h, no Parque da Jaqueira, próximo à pista de bicicross.