Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.10.17 - 15h43

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concerto gratuito e aberto ao público

img_alt

A oitava apresentação deste ano será no Teatro de Santa Isabel, na próxima quarta-feira (18), às 20h (Foto: Lu Streithorts/PCR)

 

Dando continuidade às apresentações mensais realizadas pela Orquestra Sinfônica do Recife, o Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe o oitavo concerto oficial deste ano na próxima quarta-feira (18). O espetáculo é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
O romantismo será a tônica do programa preparado pelo maestro Marlos Nobre. Para abrir o concerto, ele escolheu a peça Sonhos de uma Noite de Verão, composta pelo alemão Felix Mendelssohn, a partir da obra de mesmo nome do poeta, dramaturgo e ator inglês, William Shakespeare.

Mendelssohn compôs esta obra em diferentes momentos de sua vida. Segundo o regente da Orquestra, o compositor, pianista e maestro alemão compôs esta obra em diferentes momentos de sua vida. “Entre julho e agosto de 1826, quando sua carreira estava ainda no início, escreveu uma Abertura de Concerto Opus 21 que é, justamente, a abertura do nosso concerto. Esta Ouverture hoje é considerada por muitos estudiosos como uma das mais belas da história da música. Uma peça com uma leveza de caráter e uma escritura orquestral absolutamente deslumbrante”, enfatizou o maestro.

Encerrando o passeio pela obra de um dos mais importantes do romantismo musical europeu, Johannes Brahms, que o maestro vem fazendo desde o concerto de julho, será executada a não menos romântica Sinfonia nº 4. A obra foi a última e mais compacta sinfonia da tetralogia onde o autor expressa, por meio de sua obra, as várias fases de sua própria vida.

“Os dois primeiros movimentos da Quarta Sinfonia foram escritos por Brahms no verão de 1884 e os dois últimos no verão de 1885. Mais do que nunca, a mente criadora de Brahms direciona sua fonte principal de inspiração nas formas do remoto passado da música alemã. Ele encontra nas formas pré-clássicas, uma nova e revigorante fonte de renovação e de enriquecimento de sua própria linguagem musical”, explica Marlos Nobre.

O terceiro movimento, continua, é uma verdadeira festa sonora, uma imensa explosão da mais pura alegria com impactantes efeitos sonoros em toda a orquestra. E, por fim, o quarto e último é o coroamento glorioso de toda a obra. “Brahms despede-se da forma de sinfonia, pois esta é a sua última obra no gênero, com uma construção imponente e suntuosa, baseada na antiga forma da Chacon. Sem dúvidas, a Quarta Sinfonia de Brahms é uma obra de arte monumentais imperecível e impressionante”, concluiu o regente da Orquestra Sinfônica do Recife.

Concertos para Juventude - Um dia antes da apresentação, na terça (17), a orquestra executa o mesmo programa para uma jovem plateia formada por estudantes do Recife e arredores. Com o objetivo formar público para a música erudita na cidade, o projeto Concertos para Juventude será realizado também no Teatro de Santa Isabel, às 10h. Para informações e inscrições: 3355-3323.

Serviço:

Oitavo Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 18 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada franca

Informações: 3355-3322