Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.10.22 - 12h17

Prefeitura do Recife avança com requalificação da Escola Municipal Karla Patrícia

img_alt

Unidade de ensino atende cerca de 640 estudantes, está sendo requalificada e ganhou novo laboratório de ciências e tecnologia, e uma quadra poliesportiva coberta. Prefeito também sancionou Lei que cria o Dia Municipal da Educação Pública. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

O programa Escola no Grau continua avançando nas unidades de ensino público municipal do Recife. Nesta terça-feira (11), o prefeito João Campos fez a entrega oficial da quadra poliesportiva coberta e do laboratório de Ciência e Tecnologia da Escola Municipal Karla Patrícia, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Este é mais um passo dado pela atual gestão no compromisso com a melhoria da infraestrutura das escolas e creches da rede e com a educação do Recife. O investimento na unidade foi de pouco mais de R$ 1 milhão. Na ocasião, o prefeito João Campos sancionou a Lei que institui o dia 28 de novembro como o Dia da Educação Pública, de autoria do vereador Rinaldo Júnior.

“Tomamos a decisão de investir fortemente na Educação. São R$ 200 milhões sendo investidos no programa Escola no Grau. Nós temos creches, temos escolas, temos equipamentos, temos expandidos. Tudo pensando em como a gente melhora o ambiente de ensino e o ambiente de aprendizagem. Como aqui na Escola Karla Patrícia, com a inauguração da quadra e do laboratório”, declarou o prefeito João Campos. “Não é você apertar um botão e achar que se faz Educação. Educação se faz com as pessoas, com os trabalhadores, com os alunos, com um plano pedagógico bem feito. Há um desafio muito grande, porque não é fácil fazer, mas a educação é apaixonante e só pela educação a gente consegue transformar vidas. O mais importante é a gente andar na direção correta e ter a parceria permanente com a nossa rede. Por isso, hoje, também sancionei a Lei que institui o Dia Municipal da Educação Pública. A partir de agora, no dia 28 de novembro a gente vai poder celebrar essa data”, acrescentou o gestor.

O laboratório da unidade possui equipamentos modernos e que acrescentarão no aprendizado dos estudantes, como impressora 3D, cortadora a laser, estufa, microscópio binocular e trinocular com câmera, chapa de aquecimento e agitação, sólidos geométricos, televisores, esqueleto, aquecedor, serra tico tico, kits de circuito elétrico, kits lego, arduino e vários utensílios para aulas de química. O novo espaço recebeu o nome da professora Maria Aparecida da Silva Sotero, uma homenagem póstuma à profissional que fazia parte do quadro de pedagogos da unidade. Os equipamentos possibilitam o desenvolvimento pedagógico, prática de iniciação científica, desenvolvimento do pensamento lógico e estímulo à pesquisa, criatividade, desenvolvimento do pensamento lógico e estímulo à pesquisa e ao protagonismo. Todo o local estará apto para atender os 640 estudantes dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, e de pré-escola, matriculados na unidade.

Além disso, a área esportiva também ganha grande reforço com a quadra coberta poliesportiva, que possui 17,30x30,25 de dimensão, e é composta por vestiários masculinos e femininos, depósito, banheiro masculino e feminino e vestiário adaptado para pessoas com deficiência. Com a entrega do equipamento, a unidade de ensino poderá intensificar ações envolvendo atividades físicas, colaborando para a promoção da saúde e do bem estar dos estudantes. Além disso, a nova quadra coberta tem permitirá a realização de mais atividades culturais e sociais na escola, promovendo maior integração com a comunidade.

A quadra coberta era sonho de quem foi aluno na Escola Municipal Karla Patrícia, mas com a nova entrega, passa a ser uma realidade para os estudantes atuais. “Esse é um momento histórico para a escola e para a comunidade toda. Algo esperado desde a década de 80. Hoje, fica marcada na história do Recife, a importância dessa quadra, dessa escola, dessa região para a cidade. Essa escola é a porta de entrada do futuro das crianças. Muita criança ficou perdida lá trás e hoje, as que estão aqui, terão um futuro. Essa quadra pode ser a transformação de vida de muitas, incluindo minha filha de 7 anos, que é a aluna do 1º ano. Essa é uma luta antiga. Gratidão. Isso aqui é a mudança de vida da comunidade. O esporte é uma ferramenta transformadora. Vamos mudar a realidade das famílias da comunidade da Ilha do Destino e por que não de Boa Viagem toda?”, relatou Luciana Hermínia, professora de educação física, ex-aluna e mãe de Alessandra Hermínia, aluna do 1º ano.

Quem também ficou feliz com o laboratório e a quadra foi João Vitor de Melo, 15 anos, aluno do 9º ano. “Eu tinha esse sonho desde a pré-escola. Agora temos uma quadra e também um laboratório gigantesco. A gente não tinha certeza se ia ter, mas a gente sempre teve esperança. É muito gratificante saber que outras pessoas também vão poder usar isso, vão poder aprender com isso. É muito satisfatório e importante tanto pra Educação do Recife, quanto para a educação do Brasil”, contou o jovem que estuda na Escola Municipal Karla Patrícia desde os cinco anos. É importante destacar que, em 2021, a escola passou por uma primeira grande etapa de requalificação em toda a estrutura, tendo a fachada e o piso do pátio totalmente reformados, além da climatização de todos os ambientes, nova pintura, novo paisagismo e reparos na biblioteca e no refeitório.

Atualmente, a Escola Municipal Karla Patrícia conta com 15 salas de aula, sendo uma bilíngue e de recursos multifuncionais; almoxarifado; depósito; biblioteca; salas de esportes, artes e robótica; parque; refeitório e auditório; direção; secretaria; coordenação pedagógica; sala dos professores; cozinha e 15 banheiros, sendo um acessível masculino e feminino e quatro infantis. A unidade de ensino conta com cerca de 640 estudantes, distribuídos em 30 turmas, contemplando a Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º) e Educação de Jovens e Adultos. “Estamos muito contentes em realizar essas entregas tão importantes para a unidade e para a comunidade escolar. Uma quadra coberta poliesportiva abre diversas possibilidades para uma escola, dando a oportunidade de os professores realizarem diferentes atividades esportivas e culturais com os estudantes e incentivar a prática de exercício físico. Além disso, é muito importante a presença de um laboratório dentro da unidade, tornando as aulas ainda mais atrativas e interessantes para os alunos. É uma felicidade enorme poder oferecer uma estrutura como essa para a nossa rede do Recife”, celebrou o secretário de Educação, Fred Amancio.

 

ESCOLA NO GRAU

Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 70 na projeção de licitação ainda para este ano, com início das obras em 2023. Além disso, mais 70 unidades serão licitadas em 2023 para que tenham obras iniciadas em 2024.