Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 11.10.22 - 19h47

Prefeitura do Recife marca presença na abertura da temporada de Cruzeiros Marítimos 2022/2023

A partir deste dia 12, e seguindo até abril de 2023, 23 navios passarão pela capital pernambucana. Nesta quarta (12), embarcação National Geographic Explorer chega à cidade

 

 

Este dia 12 de outubro marca a abertura da temporada dos cruzeiros marítimos 2022/2023. A chegada do National Geographic Explorer, com 112 metros de comprimento, carimba a data.  A embarcação traz uma média de 84 pesquisadores e vem de Natal-RN, com destino ao Porto de Ilhéus-BA. Até o momento, 23 confirmaram passagem, em cronograma que segue até abril de 2023. O plano de ação do receptivo turístico contará com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Emprel, CTTU, Guarda Municipal e EMPETUR. 

 

O Porto do Recife recebeu, até o momento, a solicitação para 23 escalas de navios de cruzeiros. O cronograma inicia neste mês de outubro e segue até abril de 2023. A expectativa é que o Recife receba 33 mil passageiros e mais 12 mil tripulantes, totalizando cerca de 45 mil turistas.   

 

A média de recepção do Porto do Recife é de 25 navios por temporada. Isso representa uma movimentação de cerca de 40 mil passageiros durante todo o período. A temporada de cruzeiros marítimos, além de movimentar a economia e gerar renda para as comunidades locais, possibilita trocas culturais entre diferentes povos. 

 

OPERAÇÃO – Para atender bem aos turistas e tripulantes que chegam ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife fez articulações com a Guarda Municipal, CTTU e Recentro. Além disso, junto a EMPREL, haverá instalação de ponto do Conecta Recife no local. Há também o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PE), através de seus associados, para o atendimento aos visitantes 

 

A Setur-L Recife disponibilizará, durante toda a temporada, um atendente bilíngue especializado para ofertar os atrativos do Turismo Criativo. Adiciona-se a isso distribuições de mapas turísticos bilíngues da cidade do Recife, além da readesivaçao interna do terminal marítimo, com a nova campanha Recife é Pra Ficar.