NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.11 - 16h46

Conselheiros Escolares receberam capacitação no Centro Paulo Freire

Por Suzan Vitorino

Representantes das 223 escolas municipais do Ensino Fundamental I e II do Recife participaram de mais uma Formação dos Conselheiros Escolares. As capacitações aconteceram na última quarta-feira (09) e nesta sexta (11), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), as qualificações abordaram o tema: “O papel do Conselho Escolar no Acompanhamento das Aprendizagens e Avaliações Escolares”. O encontro reuniu participantes das seis Regiões Político-administrativas (RPAs).

A assessora técnica da Seel, representante da Gestão Democrática, Socorro Assunção, coordenou os eventos e destacou a importância de um Conselho atuante nas escolas, que informe aos conselheiros a necessidade de participação nessas atividades. “Queremos garantir cada vez mais a formação pedagógica do Conselho Escolar. No próximo dia 23 de novembro, por exemplo, a Secretaria vai disponibilizar a entrada para os conselheiros que desejarem assistir à palestra ‘Como construir famílias felizes’, do psiquiatra Içami Tiba,no auditório da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)”, adiantou Socorro.

Durante as formações, os conselheiros se dividiram em grupos para a discussão de situações em que o Conselho é atuante e para criar novas propostas de atuação. A representante da Escola Municipal Jardim Andrade, no bairro de Engenho do Meio, Rita de Cássia, socializou a experiência da unidade educacional. “Vamos solicitar à direção da escola uma planilha com os saberes mínimos que cada turma deve ter no fim do ano letivo para que o Conselho possa acompanhar esse aprendizado”, explicou a professora.

Rosemary de Souza participa pela primeira vez do Conselho Escolar da Creche Deus é Amor, localizada no bairro dos Torrões, e aprovou a capacitação dos conselheiros: “Esse momento de troca de experiências e discussão da proposta pedagógica é importantíssimo”, afirmou a educadora.
De acordo com a orientadora da formação e assessora pedagógica da Seel, Rossana Albuquerque, a Prefeitura vem construindo mecanismos para a efetivação do aprendizado dos alunos. “A Secretaria de Educação preocupa-se com a consolidação da aprendizagem. Um dos objetivos desse encontro é construir estratégias de ação com os conselheiros, para que os estudantes do Ensino Fundamental concretizem sua aprendizagem”.

A capacitação conta, ainda, com um momento de explanação de itens que podem ajudar os conselheiros a agir nas escolas, como a necessidade de articulação com as famílias para garantir a presença dos alunos em sala de aula; o acompanhamento sistemático dos alunos; e a efetivação de uma rotina para eles, composta de atividades permanentes, sequenciais e esporádicas.