NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.11 - 17h32

Orquestra Sinfônica do Recife realiza Concerto Didático para beneficiários do Bolsa Escola Municipal

Estudantes de 11 escolas do município participaram do evento

Cerca de 450 estudantes da Rede Municipal de Ensino, beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, participaram, na manhã desta sexta-feira (11), no Teatro de Santa Isabel, do Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). O concerto foi criado há dez anos com o objetivo de formar plateia para a música erudita, além de ampliar a cultura musical de crianças e jovens. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação; Esporte e Lazer; e Cultura.

Durante aproximadamente uma hora o professor Antônio Silva explicou aos alunos sobre as “famílias” (naipes) de instrumentos: percussão, metais, madeiras e cordas. Inicialmente cada naipe foi tratado individualmente, proporcionando aos estudantes ouvir o som produzido por cada instrumento. Foram executadas canções infantis e trilhas sonoras de filmes animados. Em seguida as famílias tocaram em conjunto. Por último o maestro Osman Gióia regeu a “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, e “Na Gruta do Rei da Montanha”, de autoria do compositor norueguês Edvard Grieg.

O professor Israel Veríssimo, que acompanhou os estudantes da Escola Municipal Padre Henrique considera a iniciativa importante. “Toda atividade de inclusão é válida. Esta é, muitas vezes, a única oportunidade que os jovens têm de conhecer o teatro e a música clássica”, disse. O aluno Williameson Lopes, do 8º ano, estuda violoncelo há um ano e adora as idas ao teatro. “Acho as apresentações da orquestra exuberantes e nos concertos sempre aprendo um pouco mais. Faço aula de violoncelo e pretendo tocar em uma orquestra”, revelou. O estudante, que também conhece a música popular, diz que os instrumentos que são de tradição clássica também podem ser usados em outros estilos musicais. “É possível utilizar instrumentos da música clássica em músicas populares, basta adaptar”, ensinou.

O Programa Bolsa Escola organiza as idas de beneficiários a equipamentos culturais da Cidade como forma de promover o contato dos pequenos cidadãos, e também de pais e responsáveis, com o patrimônio público e com a produção cultural local. Desta aula-concerto participam as escolas municipais Dos Coelhos, Florestan Fernandes, Padre Antônio Henrique, Karla Patrícia, Júlio Vicente Alves de Araújo, Nadir Colaço, Sociólogo Gilberto Freyre, Dom José Lamartine Soares, Zumbi dos Palmares, Renato Accioly, Moacyr de Albuquerque.